INTERCÂMBIO

TOP 5 UNIVERSIDADES DE IMPACTO GLOBAL

Conheça o ranking Times Higher Education com as instituições de ensino que mais colocaram em prática projetos de desenvolvimento sustentável

Published

on

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e conheça o TOP 5 universidades de impacto global em áudio:

Em momentos de grandes transformações, o papel da educação e das instituições de ensino se torna ainda mais visível na sociedade. Pensando nisso, o Times Higher Education listou as 100 universidades que mais tiveram impacto global no último ano.

Elaborado pela primeira vez na história, o ranking mapeou instituições de todo o mundo que têm desenvolvido projetos de enfrentamento a questões globais, como a mudança climática, desigualdade de gênero, educação de qualidade e crescimento econômico. A lista levou em consideração o comprometimento das universidades com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Confira o top 5:

1. Universidade de Auckland

No topo do ranking, a instituição neozelandesa se destaca em dois dos quesitos principais avaliados pela pesquisa: bem estar e saúde e ações de parceria para o cumprimento de metas lançadas pela ODS.

Além de promover e incentivar projetos dentro do seu próprio campus, estimulando o transporte alternativo por meio de bicicletas, promovendo alterações no acesso à impressão para reduzir o desperdício de papel e oficinas de reciclagem e trocas de roupas, a universidade também se destacou por criar um plano nacional em parceria com outras instituições da Nova Zelândia para contribuir de maneira ainda mais efetiva com os ODS.

2. Universidade McMaster

Uma das principais instituições de pesquisa do Canadá, a universidade ocupa a segunda posição graças ao seu foco no bem estar e políticas para o crescimento econômico da população.

Com um trabalho eficaz na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, a instituição se destaca ainda por suas medidas práticas para minimizar as disparidades salariais entre os seus funcionários.

3. Universidade da Colúmbia Britânica

Outra instituição canadense que se destaca é a Universidade da Colúmbia Britânica, que ficou com a terceira posição do ranking. Em um de seus projetos mais recentes, a instituição nomeou alguns estudantes embaixadores da sustentabilidade, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os ODS dentro do campus.

O resultado foi a construção de uma comunidade engajada e colaborativa para a implementação de medidas necessárias, além de propulsora de diversos estudos sobro como inovar na prática da sustentabilidade.

4. Universidade de Manchester

A Universidade de Manchester foi uma das primeiras a assinar o acordo de Metas e Desenvolvimento Sustentável da ONU. Com isso, a instituição se comprometeu a relatar anualmente quais ações colocou em prática, envolvendo estudantes, funcionários e comunidades locais.

Para fornecer base teórica e oferecer soluções e inovações tecnológicas para diversas questões globais, a instituição também contribuiu com mais de 20 mil publicações de pesquisas para apoiar a implementação dos ODS – o que representa 4% da pesquisa do Reino Unido sobre as metas.  

5. King’s College London

Para se adequar as metas da ONU, o King’s College também montou a sua própria equipe de estudantes dedicados a ações de sustentabilidade, com o objetivo de tornar as residências e o campus mais sustentáveis.

Além de promover e incentivar que seus acadêmicos debrucem em pesquisas que possibilitem a evolução global, o site da universidade também se dedica a oferecer dicas sobre como colocar a sustentabilidade em prática no dia a dia, com ações simples, incluindo áreas como alimentação, viagens e reciclagem.

Rankings como esse são uma excelente ferramenta de pesquisa para estudantes que têm interesse em estudar no exterior. Concentrar-se no impacto que as instituições têm em suas comunidades e no mundo pode ajudar a escolher a universidade ideal, baseando-se em rankings de empregabilidade e pesquisa, sem deixar de lado a possibilidade de fazer a diferença enquanto constrói uma carreira de sucesso.

Confira a lista na íntegra aqui.

Ficou interessadx e quer saber como planejar o seu futuro em uma universidade no exterior? Saiba mais sobre o STB | Universidades e aproveite para consultar os nossos especialistas online.