Teatro em Nova York: Broadway, Off-Broadway e Off-off-Broadway

Published

on

Em uma cidade como Nova York, com tantas opções de lazer e entretenimento, pode ser difícil decidir por onde começar. Mas assim que você encontra sua paixão (ou suas paixões) pela cidade, é difícil largar.

Eu nunca fui uma pessoa ‘do teatro’ devido a diversas experiências ruins que tive em algumas peças em São Paulo. Você acaba só sabendo mais ou menos por conta da crítica. Não existe tanto boca-a-boca e propaganda como com os filmes. E eu quase nunca checo as críticas antes de sair para uma peça.

Mas foi aqui em Nova York que comecei a me interessar mais e mais por essa arte, e ir ao teatro virou meu novo hobby.

 

broadway-2-580x175

 

Aqui existem os famosos musicais da Broadway que muitas vezes são exportados ao Brasil no Teatro Abril, por exemplo. Mas também existem várias peças-peças muito boas.

Uma denominação que agora entendo o que significa são os termos nova-iorquinos ‘Broadway’, ‘Off-Broadway’ e ‘Off-off-Broadway’. Esses termos pouco se relacionam à localização geográfica do teatro. Se ficam perto ou longe da Broadway pouco importa. Também não estão relacionados à qualidade da peça. Eles estão relacionados é ao tamanho do teatro e, indiretamente, tamanho da produção.

Às vezes comparo com o cinema. Adoro os musicais da Broadway e suas fantásticas produções, assim como também gosto de filmes Blockbuster, de ação, aventura, comédia. Mas sempre é bom também ver um filme mais ‘cabeça’, drama, cult, os indicados ao Oscar ou os vencedores do Festival Sundance. É assim que eu vejo alguns dos Off-Broadway. Mas claro que essa regra tem exceção.

39 Steps, uma excelente peça Off-Broadway!

Os preços variam também dependendo da categoria, o que não quer dizer que será ‘barato’ apenas porque é ‘Off-Broadway’. Se a orquestra em um espetáculo da Broadway custa em torno de $110, em um Off-Broadway será $80. Mas lembrando que o tamanho do teatro é diferente, uma vantagem dos teatros Off-Broadway é que a maioria dos assentos te dará uma excelente visão do palco. Já nos teatros da Broadway, muitas vezes se paga um ingresso caro e por conta do tamanho do local, a visão é quase a mesma de um show de Rock.

Por serem produções menores, algumas peças Off-Broadway não possuem tão longa duração como o ‘Fantasma da Ópera’ que está em cartaz há 23 anos.

Algumas duram meses ou até mesmo semanas. Assim, são ótimos palcos para atores de filmes e séries continuarem na ativa em seu período de off season (quando estão entre as gravações das temporadas da série ou entre projetos de longas). Um dos Off-Broadway em cartaz no momento, Gruesome Playground Injuries, tem como atriz principal Jennifer Carpenter, a Debra Morgan, da série Dexter.

Eu e Jennifer Carpenter, da série Dexter

Para quem começar a se interessar por essa fatia de entretenimento, uma premiação indispensável é o TONY Awards, o Oscar do Teatro. Anualmente os melhores em cada categoria são premiados, atores ganham fama, Off-Broadway ganham destaque e, muitas vezes, uma casa maior passando para a categoria ‘Broadway’.

Eu brincando de famosa na frente do poster do TONY Awards na Times Square

Uma dica para quem está vindo para Nova York para intercâmbio e quer se aventurar pelas fileiras do teatro é se afiliar ao Theater Extras. Por uma mensalidade de $100 por ano, você consegue comprar peças Off-Broadway, Off-off-Broadway e, de vez em quando, da Broadway, por apenas $4. Esse é meu segredinho para sempre estar update com o que está em cartaz. Ingressos de estudante e loterias também são formas de economizar no preço dos ingressos.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.