Stand-up comedy e os 5 melhores clubes de comédia de Nova York

Published

on

Nova York é o palco principal quando se fala em stand-up comedy. Aliás, é onde esse estilo de show nasceu. O gênero têm crescido bastante no Brasil nos últimos anos com a abertura de clubes de comédia (comedy clubs) e, cada vez mais, têm se tornado popular.

O formato do show funciona da seguinte maneira: normalmente existe um mestre de cerimônias e alguns comediantes para a noite. O mestre de cerimônias conta algumas piadas e introduz o primeiro comediante que tem uns 15 minutos para seu show. O mestre de cerimônias então volta ao palco e introduz o próximo convidado, e assim continua durante toda a noite.

As piadas normalmente envolvem pensamentos engraçados e irônicos sobre o cotidiano: política, estereótipos e cultura pop. Cada comediante tem seu estilo e sua forma de encarar esses assuntos, porém todos tentam manter as piadas dentro de conceitos os quais os espectadores já possuem experiência. Muitos também usam táticas como ‘falar mal de si mesmos e de suas falhas’ de uma maneira cômica. Isso dá permissão de entrar dentro de estereótipos sem serem rudes. Por exemplo, se o comediante é negro, gordo ou judeu, isso ‘dá’ permissão para fazer piada quanto a isso, já que eles estão, na verdade, fazendo piada sobre ‘si mesmos’. Um homem fazendo piada sobre como as mulheres dirigem mal no trânsito não soa tão engraçado, porém uma mulher comediante fazendo piada sobre como um dia ela estava dirigindo super mal é totalmente aceitável.

Diversos comedy clubs contam com mais de uma apresentação por noite, por exemplo, uma começando por volta das 19 horas, outra as 21 horas e outra as 23 horas. Os horários variam dependendo do dia da semana e do clube de comédia.

Muitos comedy clubs cobram entrada, alguns não. Além disso, é normal também cobrarem um mínimo de consumação, como dois drinks ou um preço fechado (por exemplo, mais US$25 dólares por pessoa em consumação). Tenha isso em mente!

Na maioria dos comedy clubs, você senta-se em uma mesa para assistir ao show. Existem garçons servindo comidas e bebidas durante os intervalos e não é educado conversar durante o show (mas você pode claro, comentar baixinho uma coisa ou outra com seu acompanhante). Muitas vezes, se estiver em um número pequenos de pessoas, você irá acabar sentando na mesma mesa que desconhecidos.

Em Nova York, esse estilo de show existe desde a década de 60 e 70, quando polêmicos e geniais comediantes começaram a ganhar a atenção do público, e viraram não apenas estrelas da comédia, como ícones mundiais. Entre eles Lenny Bruce e George Carlin. Ainda nessa época, os clubes de comédia de Nova York se tornaram a casa de Billy Crystal, Richard Lewis, Jerry Seinfeld, Larry David, entre outros.

Não é à toa que dezenas de comedy clubs tenham aparecido desde então pela Grande Apple. Porém, tome cuidado na hora de escolher um stand up show para ir. Existem diversos aqui por Nova York muito muito ruins e que usam da fama da cidade para atrair turistas. Andando pela região da Times Square, por exemplo, você irá encontrar diversas pessoas tentando vender ingressos para esse tipo de show. EVITE! Se você quer ir em um bom stand up show, nova-iorquino de verdade e não uma armadilha para turistas, siga as dicas que coloco nesse post!

Os cinco melhores stand-up comedy clubs de Nova York são:

  1. Carolines: 1626 Broadway
  2. Upright Citizens Brigade: 307 West 26th Street
  3. Gotham Comedy Club: 208 West 23rd Street
  4. Comedy Cellar: 116 Macdougal Street
  5. Dangerfield’s: 1st Avenue and 61st Street

Nesses comedy clubs é recomendável fazer reserva ou comprar os ingressos com antecedência pela internet para garantir sua entrada! Além disso, em algumas noites o preço pode ser mais caro já que comediantes famosos se apresentam nesses clubes. Eles também são ótimos para saber os próximos comediantes que prometem!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.