ESTADOS UNIDOS

SHARK TANK E O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NOS EUA

Descubra como as universidades estão se tornando incubadoras de ideias e incentivando o empreendedorismo entre os estudantes

Published

on

Shark Tank

Recentemente, estreou no Brasil a quinta temporada do programa Shark Tank (Sony Channel). Sucesso em diversos países, a atração que reúne grandes investidores e aspirantes a empreendedores surgiu nos Estados Unidos em 2009 e, desde então, tem inspirado muitos criadores talentosos a perseguirem seus sonhos.

O programa também reflete o crescente interesse da Geração Z pelo empreendedorismo. De acordo com a Gallup, aproximadamente oito em cada dez alunos do ensino fundamental e médio pensa em empreender – é esperado que os bebês do final da década de 1990 se tornem, em breve, a maior geração empreendedora até então.

Nesse cenário, mais e mais estudantes têm ganhado o apoio dos pais para investir em suas ideias, e por um bom motivo: de acordo com a Harvard Graduate School of Education e a National Foundation for Teaching Entrepreneurship, jovens que aprendem sobre empreendedorismo mostram uma mudança positiva na atitude e forte orientação para o sucesso além de serem mais propensos a se concentrar em realizações acadêmicas e profissionais.

Essa mudança geracional foi tão impactante que as principais escolas de negócios do mundo tiveram de incluir em suas grades aulas no estilo startup, dando aos estudantes a oportunidade de se preparar desde cedo para captar investimentos e competir em eventos inspirados pelo Shark Tank.

Os verdadeiros tubarões estão nos campi

Essa mudança representou uma evolução na academia. Com a experiência prática agregada ao currículo escolar em aulas sobre como estruturar um pitch (ou, em outras palavras, como vender a sua ideia), as universidades se tornaram grandes incubadoras de empresas de sucesso na última década – e a tendência é que isso só aumente!

Acompanhando o sucesso de seus alunos, não demorou para que elas mesmas passassem a organizar concursos para impulsionar financeiramente seus talentos, tornando os eventos inspirados pelo Shark Tank uma verdadeira mania em universidades ao redor dos Estados Unidos. Também caminham na esteira desses eventos programas que envolvem estágios e laboratórios para líderes em formação.

Na University Alabama at Birmingham, parceira STB | Universidades, foram formadas 15 empresas e empreendimentos sem fins lucrativos em seus programas de aceleramento de ideias nos últimos dois anos, gerando mais de USD 2 milhões em vendas e criando 14 empregos em tempo integral, além de captar USD 1,1 milhão em capital de investimento e USD 200 mil em subsídios e competições de pitch.

Outra instituição parceira do STB | Universidades que incorporou em seu campus uma competição para empreendedores é a Louisiana State University. Até 2019, a escola havia promovido nove edições do Annual Venture Challenge, onde os vencedores podem receber aporte de até USD 25 mil em suas ideias.  Já a Tiger Cage Business Idea Competition, promovido pela Auburn Univeristy, oferece até USD 50 mil de investimento inicial para as ideias vencedores e esses são apenas alguns exemplos de instituições parceiras com programas voltados exclusivamente para alunos empreendedores.

VOCÊ PODE GOSTAR: CONSULTORIA PARA ENTRAR EM UNIVERSIDADES NO EXTERIOR

Por que nadar com os tubarões?

Nadar lado a lado com alguns dos maiores tubarões do mundo pode parecer assustador, mas o risco faz sentido para quem quer fazer parte de uma rede de mentes criativas em constante evolução.

Se você tem alguma dúvida de que a geração Z está levando o empreendedorismo à sério, aqui vão novos dados da consultoria de pesquisas Gallup: 42% deles espera inventar algo que mude o mundo. E tem ambiente mais inspirador para iniciar um negócio do que dentro de uma instituição que valoriza e incentiva – muitas vezes, financeiramente – a inovação?

Os empresários baby boomers, gen X e millennials tiveram de fracassar da maneira mais difícil para entender como vencer com suas ideias. A geração Z não precisa passar por isso, pois o ambiente universitário oferece uma rede de segurança interessante que os permite cometer e compreender seus erros, além de aprender com dicas dos maiores tubarões do mercado.

Quer saber mais sobre as instituições parceiras do STB | Universidades perfeitas para quem tem espírito empreendedor? Converse com um de nossos especialistas!