Qualidade de vida, segurança, remuneração atrativa e ensino de qualidade são alguns dos pontos relevantes para quem escolhe estudar e trabalhar em outro país. Mas, como escolher o melhor destino?
Tudo depende de como o estudante se adapta, necessidades e gostos pessoais. Além disso, o tempo que pretende viver a experiência no exterior e se tem interesse em imigrar também são pontos importantes que se deve levar em consideração para tomar essa importante decisão.
Leia também: Tudo sobre intercâmbio na Irlanda
Quais os tipos de intercâmbio para estudar e trabalhar?
Nessa modalidade, o estudante conta com uma série de possibilidades em diferentes países. De acordo com o destino escolhido, o programa pode ser de curso de idioma, formação profissional, preparatório, cursos livres, graduação , pós-graduação e mestrado.
Em quais países posso estudar e trabalhar?
Alemanha, Austrália, Canadá, Emirados Árabes, Espanha, Malta, Irlanda e Nova Zelândia.
Nos Estados Unidos, é possível que estudantes façam estágios não remunerados. No caso de uma extensão universitária ou um curso de pós-graduação, existe a chance de trabalhar de forma remunerada no país por 12 meses após a conclusão do curso.
Qual a duração dos intercâmbios para estudar e trabalhar?
Em relação a duração do programa, cada país que exige um tempo de curso mínimo para obtenção do visto. Para a Alemanha, por exemplo, o mínimo são de 12 semanas de curso, enquanto a Irlanda exige o maior tempo, com um mínimo de 25 semanas de aulas para receber o visto de trabalho.
Conteúdo relacionado: Por que estudar inglês em Dubai?
Outros pontos importantes
Além disso, também existe uma variação do período de férias e da jornada de trabalho. É necessário também levar em consideração as necessidades de comprovação financeira e as exigências em relação ao visto, que variam em cada destino.
Outro ponto importante é a remuneração esperada em relação ao custo de vida, para entender qual se adapta melhor ao planejamento do estudante. O clima e o tamanho da cidade (se é uma metrópole ou pequena localidade) é outro ponto importante, fator essencial que interfere na rotina diária do estudante.
Quer saber tudo sobre essa modalidade de intercâmbio? Leia a sétima edição da Revista STB em Modo Avião, que fala sobre os sete destinos mais populares do mundo para fazer um intercâmbio de estudo e trabalho.