a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

Qual a melhor época para ir para Nova York?

Foto: Pink Splash

Há um tempinho atrás recebi um email da Lívia Fleur me perguntando sobre o clima em Nova York. A Lívia também deu uma sugestão muito boa que foi escrever um post contando melhor sobre as mudanças de temperatura de Nova York para assim saber qual a melhor época para escolher para fazer intercâmbio, ou mesmo, viajar. Uma excelente sugestão já que é uma dúvida super comum. Eu mesma recebo direto mensagens de amigos e parentes perguntando "como tá o clima aí em Nova York, estou indo para aí semana que vem!". Assim, seu pedido é uma ordem e aqui vai o post.

As estações do ano em Nova York são completamente diferentes das mesmas estações do ano na cidade de São Paulo, minha cidade natal. São Paulo é uma grande lambada, no mesmo dia faz muito sol, chuva, frio e sol novamente. Faz muito calor e frio no verão, e muito frio e calor no inverno. Outono e primavera faz um clima gostoso, chove, faz sol e nada muito bem definido... Você nem sente as estações passando.



Aqui em NY é o completo oposto e as mudanças são sentidas de maneira drástica. Se está frio, é porque é Outono. E se está muito frio, é porque o Inverno chegou. Se está calorzinho, é a Primavera. Se é um calor enlouquecedor, é Verão. Além da mudança dramática na temperatura, você também observa as mudanças na vegetação. Sabe aquele lance de na Primavera as flores nascem e no Outono as folhas caem? Isso você vê claramente acontecendo aqui em Nova York, observando como o clima age nas plantas do Central Park, por exemplo.

Em inglês as estações ("seasons", não stations!) do ano são chamadas: Spring (Primavera), Summer (Verão), Fall (Outono) e Winter (Inverno). As estações aqui nos EUA, como em todo o Hemisfério Norte, ocorrem no oposto do que no Brasil, ou seja, quando é verão no Brasil, é inverno nos EUA, e vice-versa.

Em 2012 o início das estações no Brasil serão:
Outono - 20 de Março
Inverno - 20 de Junho
Primavera - 22 de Setembro
Verão - 21 de Dezembro
Já nos EUA, em 2012, as estações começam:
Primavera - 20 de Março
Verão - 20 de Junho
Outono - 22 de Setembro
Inverno - 21 de Dezembro

É bem facinho de decorar, além de reverter a estação que está no Brasil, as estações acontecem na ordem que costumamos falar "Primavera-Verão-Outono-Inverno".

Assim como as temperaturas variam dentro do Brasil, como ao Sul do país sendo muito mais frio do que na região Central e Nordeste, as temperaturas dentro dos EUA também variam bastante. O rigoroso inverno de Nova York, por exemplo, não é tão brutal na região da Flórida, Arizona ou na Califórnia. Nesse post, vou contar como as estações influenciam a vida dos nova-iorquinos, pois essa é a minha realidade e com o que eu tenho experiência. Porém, tenha em mente que regiões diferentes dos Estados Unidos possuem diferentes mudanças climáticas.

***** Para programar seu intercâmbio ou férias para Nova York, anote essas dicas e planeje sua viagem:

Inverno em Nova York

Antes de vir para Nova York, a imagem que eu tinha da cidade era exatamente a do Inverno. Neve, pista de patinação no gelo, árvores peladas, luzes de Natal e gente chique com casacos compridos e golas de pele. Talvez seja por conta de tantos filmes de Natal em Nova York que assistia quando criança, como o clássico "Esqueceram de Mim II".

É exatamente esse cenário que você encontrará durante os meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro em Nova York. É uma estação linda, a cidade está toda enfeitada para as festividades natalinas, a 5ª Avenida traz um desfile estático nas vitrines das famosas lojas, a pista de patinação no gelo no Central Park e a gigantesca árvore de Natal no Rockefeller Center viram pontos turísticos disputadíssimos e, claro, as pessoas e seus casacos dão um chiquê às calçadas da cidade.

Tudo lindo... até você sair na rua! Nós, brasileiros, não estamos acostumados com neve e frio e é complicado se adaptar logo de cara. O frio é muito, sim! Frio, frio, frio! Geralmente abaixo dos 0ºC. Cheguei a pegar -13ºC e ver neve pela primeira vez. Suuuuper bacana, mas a felicidade dura cerca de 3 minutos até alguém sugerir "vamos para dentro?". Para uma viagem de apenas uma ou duas semanas, é uma super diversão essa mudança repentina. Porém, já que o lance é fazer intercâmbio, é necessário aprender a lidar com essa nova situação por um tempo maior... tipo, 3 meses!

Preparei um "Guia de Sobrevivência ao Inverno" que é super útil pra quem está vindo para cá nessa época! Dê uma olhada e se prepare. Vale dizer também que todos os restaurantes, bares, teatros, museus e apartamentos possuem aquecedores e que o frio você só sente quando está andando na rua mesmo!

Primavera no Washington Square Park

Primavera e Outono em Nova York

Essas são as estações das mudanças. O Outono acontece nos meses de Setembro, Outubro e Novembro, já a Primavera, ocorre entre Março, Abril e Maio. Ambas estações ficam entre o Verão e o Inverno e dependo da proximidade com a próxima estação (ou estação anterior) podem apresentar climas quentes ou frios.

Por exemplo, no início da Primavera, ainda está bem frio. O clima vai mudando conforme os meses até chegar no final da Primavera, quando está bem quente. O mesmo acontece com o Outono. Essas são as melhores estações tanto para visitar, quanto para se decidir por um intercâmbio. Ainda prefiro a Primavera para começar o intercâmbio, já que a próxima estação é o Verão, e estamos mais acostumados com o calor do que com o frio.

Quanto à vegetação, você claramente pode observar a época do ano olhando para as árvores. Na Primavera as flores estão literalmente nascendo, alcançando seu máximo no final da estação e se preparando para o Verão. Já no Outono, o contrário acontece. As flores começam a murchar, mudar de coloração, secar e aos poucos desaparecer.

Outono no Zoológico do Bronx

Ambas estações possuem um clima super agradável para andar ao ar livre e aquecedores e ar condicionado são dispensáveis. Roupas leves, vestidos e saias, com um casaquinho são o suficiente.

Verão no Central Park

Verão em Nova York

Quase como uma forma de preconceito, nunca imaginei que não fizesse frio em Manhattan. Como contei, sempre tive como imagem de Nova York uma terra que faz muito frio. Estava completamente errada!

O calor é demais! As temperaturas são bem altas nos meses de Junho, Julho e Agosto e você irá querer usar roupas muito leves e andar sempre com protetor solar e uma garrafinha de água para se hidratar. Esse ano, em Julho, cheguei a pegar 46ºC em Nova York. Dá para acreditar?

Baunilha e Mãe no South Street Seaport

Crianças brincando em Coney Island

Nessa época, tudo se inverte e os estabelecimentos são equipados com ar condicionado que funcionam em sua potência total. Andar pelas ruas e entrar em uma loja por conta do seu ar condicionado é relativamente normal.

Mas o verão traz também a libertação da residência e a celebração da vida ao ar livre. Diversas atividades em parques e praças acontecem como forma de comemorar essa época. São shows, peças de teatro, aulas gratuitas ao ar livre, feiras nas ruas (street fairs), entre muitos outros acontecimentos em toda a cidade. Os nova-iorquinos amam o verão! Lotam o Central Park, que se transforma na "praia" de Manhattan. É uma época super colorida e a energia do Verão contagia qualquer um. Mas lembre-se sempre de levar sua garrafinha de água consigo!

Beer Festival em Staten Island

Conclusão

Em resumo, as estações principais em Nova York são extremas: no Inverno é muito frio e no Verão é muito quente. Como dica, deixe para planejar sua viagem nas estações intermediárias, caso queira andar bastante e curtir o clima. Se sua preferência é realmente ver as maravilhas do Inverno e Verão - que, como disse, são muitas - venha preparado para não ter surpresas!

Bruna Calheiros

Bruna Calheiros

Paulista e blogueira, Baunilha é publicitária e apaixonada por games, seriados, HQ, cinema, design e arte. Com projetos promissores e vontade de aproveitar tudo o que o mundo tem para oferecer, ela está estudando em NY e você pode conferir os textos repletos de dicas e detalhes sobre a cultura norte-americana que a @baunilha prepara especialmente para vocês!

Deixe uma resposta

BUSCAR RESULTADOS PARA: