a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

Projeto Sydney Sustentável pretende reduzir em 70% a emissão de CO2 na cidade

Transporte público precário, trânsito caótico, poluição e lixo em excesso, água, áreas verdes e políticas públicas de menos... Estes são apenas alguns dos fatores com os quais moradores de grandes metrópoles têm de conviver diariamente. Mas não na cidade portuária de Sydney! Apresentado pela prefeitura em 2008, o Sydney Sustentável 2030 é um plano que visa aumentar a noção de sustentabilidade na região – focando, principalmente, na redução de 70% da emissão de gás carbônico na cidade em relação ao ano de 2006.

É que, segundo relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial no final de 2015, a concentração de CO2 na atmosfera atingiu o maior nível (400 ppm) desde o surgimento do homem na Terra. E, apesar de o gás ser expelido até pela nossa respiração, atividades humanas relacionadas à indústria, ao desmatamento e ao transporte acabaram desequilibrando a sua presença na atmosfera nas últimas décadas – tornando-o o principal responsável pelo agravamento do aquecimento global.

Como parte dos esforços das autoridades para reduzir seus danos ao redor do mundo, surgiu o Sustainable Sydney – que, abrangendo projetos nas áreas de mobilidade urbana, energia sustentável, economia, sociedade e cultura, prevê (dentre outras coisas) a construção de moradias integradas ao transporte público, a expansão dos espaços verdes e a redução da demanda de energia e de água na cidade.

Extensão e aprimoramento das ciclovias

Com o objetivo de aumentar o número de viagens feitas á pé, de bicicleta ou de transporte público (e de reduzir as viagens de carro privado na cidade), a prefeitura incluiu no projeto a criação de dez novas ciclovias – totalizando mais de 200 km! Sem deixar de lado regiões periféricas, o plano prevê também a criação do Regional Cycle Network (Rede Regional de Bicicletas), que levará as ciclofaixas para mais de 160 áreas suburbanas.homem em trajes sociais anda de bicicleta em Sydney, AustraliaPara incentivar o uso da ‘magrela’, o governo está instalando pontos de estacionamento estratégicos pela cidade, distribuindo mapas com rotas exclusivas e planeja, ainda, ministrar cursos de ciclismo para iniciantes. Com isso, a expectativa é de que pelo menos 10% dos moradores troque o carro pela bicicleta na cidade nos próximos anos.

Redução do uso de água potável

A reutilização e o aprimoramento dos processos de tratamento da água na cidade também fazem parte do Sydney Sustentável. Aliás, a implantação destas tecnologias já está em curso no Sydney Park – onde áreas alagáveis de bio retenção captam e filtram o equivalente a 340 piscinas olímpicas por ano! Além de reduzir o consumo de água potável em 10%, a iniciativa também deu uma cara nova ao espaço, que acabou sendo revitalizado.Vista panorâmica do Sydney Park, na Austrália

Energia Limpa

A partir de fontes renováveis de energia, a prefeitura pretende passar a produzir localmente pelo menos 30% da eletricidade consumida na cidade. Além disso, estão instalando painéis solares nos prédios e casas e trocando lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED em áreas públicas.

Homem instalando painéis solares no telhado de uma casa, em Sydney, como parte de um projeto de energia sustentável

Trânsito sustentável

O projeto também prevê a implantação de um sistema de incentivo ao deslocamento por caronas. A ideia é destinar vagas especiais para quem transitar pelo centro na companhia de uma ou mais pessoas, reduzindo o número de carros em circulação. Linhas de metrô e ônibus integradas,  carros elétricos  e estacionamentos de recarga também estão sendo inseridos na frota urbana. O objetivo da prefeitura é o de que, assim, ninguém leve mais do que 30 minutos para chegar ao centro da cidade.ônibus vermelho circula em frente ao Town Hall, em Sydney

**
Bem que poderiam copiar a ideia por aqui, né? Inspiração é o que não falta!

Tripbox STB

Tripbox STB

O Tripbox é um app de viagem criado pelo STB para viajantes, com organizador de compromissos, porta-documentos e dicas insiders das principais cidades do mundo. O aplicativo conta com uma equipe de jornalistas curiosos, nerds, inquietos e apaixonados por viagem que trabalha intensamente para oferecer o melhor aos viajantes. Quer saber mais? Baixe o aplicativo na App Store ou no Google Play. É grátis ;)

Deixe uma resposta

BUSCAR RESULTADOS PARA: