Por que fazer um intercâmbio? Dicas e vantagens

Published

on

 

Eu sempre quis fazer intercâmbio. Desde adolescente ficava imaginando como seria morar em outro país. Li livros sobre intercâmbio, conversei com amigas que foram morar fora e visitei lojas do STB, mas acabei nunca realmente lutando por isso e o sonho foi ficando de lado, atropelado pelo colégio e faculdade.

A decisão de fazer intercâmbio para valer, quando eu senti que era hora e eu estava preparada, foi em uma viagem a Nova York. Eu já havia me formado, estava trabalhando na área de publicidade há mais de 4 anos e desde a faculdade pensava em fazer meu mestrado no exterior. Tendo encontrado a cidade para meu intercâmbio, me veio a coragem. Tive de abdicar de muita coisa, mas senti que esse era o meu momento e que eu precisava correr atrás. Sabe como instinto feminino funciona, né? Não tente ir contra….

Depois de conseguir convencer meus pais, que estavam morrendo de medo de deixar a filha mais velha morar fora, era ‘só’ uma questão de me preparar, guardar dinheiro e ir atrás do grande sonho. Parece complicado fazer intercâmbio, mas na real é super simples e o maior empecilho é realmente o medo.

Assim, criei uma lista de razões para você tomar coragem e fazer intercâmbio. Vamos lá!

1- Aprender e falar fluentemente um novo idioma: por mais aulinha de inglês e espanhol que se faça no Brasil, não há comparação com morar no país e realmente falar essas línguas (e muitas outras!) 24 horas por dia, 7 dias por semana! Você aprende muito mais rápido, por necessidade de se comunicar.

2- Fazer amigos: é incrível a quantidade de pessoas diferentes que você vai conhecer, e muitos deles se tornarão grandes amigos. Se você escolher fazer um curso de idiomas no país que está indo morar, aí sim conhecerá pessoas dos mais diversos países do mundo! Além de conhecer outras culturas, nada como ter uma ‘casa’ para passar as férias na França, Alemanha, Coréia, Índia, Suíça, Rússia, entre tantas outras nações.

3- Conhecer uma nova cultura: existem diversas coisas que para nós são praticamente verdades absolutas, mas que quando você está em um intercâmbio percebe que não é bem por aí, e nota a diferença da nossa cultura para a cultura do outro país. É sair da nossa comodidade e aprender como milhões de pessoas vivem. Suas tradições, feriados, valores, alimentação, vestuário… como muitas coisas são completamente diferentes só por se tratar de outro país, e ao mesmo tempo como muitas coisas são tão parecidas com o que estamos acostumados.

4- Sair da rotina: colégio, casa, faculdade, cinema, emprego, namorar, casar. Se deixar, a gente cai em uma rotina e segue a vida ‘no automático’. Nem para pra pensar que poderia ser diferente. E pode sim! Fazer intercâmbio te traz uma experiência completamente diferente da vida. Algo que você só encontra se você parar e pensar: quero mudar um pouco, dar um pause na rotina e viver algo diferente. Você se sente como se tivesse férias prolongadas da vida, mesmo estudando ou trabalhando, só por estar em um novo ambiente com novas pessoas. Saia da monotonia, faça um intercâmbio e dê uma chacoalhada na sua vida!

5- Ser independente: independência não é algo que se tem, e sim que se alcança. Se existe sempre alguém para fazer algo por você, você acaba não conquistando isso. Amadurecer é aprender a tomar conta de si mesmo, saber se virar, cozinhar, cuidar da casa, resolver os probleminhas que aparecem no dia a dia. E no intercâmbio não tem jeito, você vai atrás dos seus interesses e em outra língua. E se sente tão bem quando consegue ‘make things done’ (fazer as coisas acontecerem).

6- Conhecer a si mesmo: durante o intercâmbio você tem um tempo único e que muitas pessoas que vivem na onda dos acontecimentos e da rotina acabam por nunca ter na vida. Um tempo para analisar a si mesmo, descobrir o você dentro de você. O que você realmente gosta, o que é importante, o que é mundano. As emoções se afloram e você tem esse tempo para pensar e se auto-descobrir. Algo que muda sua vida para sempre.

7- Abrir a cabeça: o mundo é muito maior do que a cidade em que nascemos. E é isso que percebemos em um intercâmbio. Abrimos a cabeça, começamos a aceitar muito melhor as diferenças, pois afinal, aqui nós que somos os ‘diferentes’. Não apenas pessoas e costumes, você tem contato também com um novo tipo de arte, de músicas, de organização social.

8- Dar um upgrade no seu currículo: ter uma experiência no exterior em seu currículo é sempre muito bem visto. Mostra diversas qualidades em apenas uma linha. Amadurecimento, fluência em outra língua, contato com o mercado estrangeiro e suas formas de fazer negócios. Tanto no país onde você está indo fazer intercâmbio, que procura diversidade em seus empregados, como na volta nas empresas que você escolher trabalhar. Seja com cursos no exterior ou trabalhos, ter esse tipo de diferencial é excelente.

9- Valorizar a família e os amigos: no intercâmbio você vai sentir saudades. Saudades da família, dos amigos, da comidinha brasileira, de várias outras coisas. E é essa saudade que te mostra o quão importante são essas pessoas para você, coisa que no dia a dia você nem percebe, já que as tem ali a qualquer hora e momento.

10- Fotos incríveis, histórias memoráveis: viajar é cultura, mas é também acumular momentos maravilhosos que ficarão guardados na memória para sempre. Imagina só o que é então fazer intercâmbio? Você voltará uma pessoa diferente, com ideias diferentes e milhares de histórias para compartilhar e fotografias para mostrar no seu Facebook.

E a saudade? Nessa era digital, a saudade ainda existe, mas é quase que impossível ficar sem contato com os amigos e a família. Além da internet, ligações internacionais não são tão caras como antigamente. Então seu intercâmbio perfeito está apenas a um passo de você. É somente uma questão de iniciativa e coragem. Tomou coragem? Então venha!

Aos que já foram, compartilhe nos comentários também seus 512 motivos para se fazer intercâmbio!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile