Paço de Calheiros: investigando às origens da família em Portugal

Published

on

A placa indicando o caminho para o Solar de Calheiros

Assim como milhões de outros brasileiros, minha família também teve suas origens em Portugal. Sempre tive interesse em descobrir mais sobre a história de minha família, sobre meus antepassados e imaginava como eles seriam, como seria a outra parte da família que ainda vivia em Portugal.

Essa viagem para a Europa foi o momento ideal para isso. Para ter contato com às origens e aprender um pouco mais sobre meus primos distantes.

A parada em Portugal não foi por acaso e nem o roteiro pelo país onde tudo começou. A curiosidade era tanta que eu e meus pais tínhamos que ir atrás da origem de tudo. Afinal, se não fossem eles, eu nunca estaria aqui.


 Há alguns anos, minha tia, que estava morando em Portugal, em uma viagem de Porto à Lisboa, se deparou com uma placa inusitada na estrada. A placa sinalizava o Paço de Calheiros, perto da vila de Ponte de Lima. Calheiros é um dos meus sobrenomes e, diferente de Silva, não é tão comum assim. Paço de Calheiros em terras portuguesas TINHA que ter relação com a família. Foi assim que começou a minha conexão com meus primos originais.

Sabendo o endereço, eu e meus pais programamos uma parada no tão esperado Paço de Calheiros. Todos super entusiasmados em conhecer o lugar onde tudo começou.

O Castelo: casarão da família desde o Século XV

No Paço de Calheiros existe um Castelo construído por volta de 1450 e ainda habitado pela família Calheiros. O casarão também funciona como um pequeno hotel, disponibilizando quartos para estadia. Foi lá que começou a história da família Calheiros, que vive nesse lugar desde sempre.

Fomos super bem recebidos e passamos um dia maravilhoso, conhecendo o lugar e entrando em contato com o passado da família. Almoçamos com nosso primo distante e descobrimos também que ele carrega a denominação de Conde, concedida por D. Afonso IV em Santarém, no dia 5 de Fevereiro de 1336, para Martim Martins Calheiros. Desde então, o título têm passado pela família de geração a geração. Francisco Silva de Calheiros e Menezes é o atual representante da Família Calheiros e carrega hoje o título de Conde.

 

Junto ao Conde de Calheiros, tirando foto com minha família. Destaque para o Brasão da Família!

Um lugar lindo, antigo e super romântico. Tudo o que sempre imaginei!

Imagina que bacana ter um título desses? Algo tão tradicional! Fiquei super feliz em descobrir que a família tem uma história super interessante, com brasões, armas e castelo. Tinha medo de ter uma grande decepção, mas valeu super a pena investigar a história.

Para um viajante, curiosidade é uma das melhores qualidades. Se minha tia não fosse curiosa o bastante para ir checar o que aquela placa na estrada queria dizer e eu e meus pais, curiosos o suficiente para visitar o tal Paço de Calheiros em Portugal, eu não teria essa experiência de vida de conhecer o lugar onde minha história começou.

Você pode optar por fazer seu intercâmbio pela Europa e dar uma passadinha em Portugal. Que tal, também encontrar suas origens?

Eu e meu pai super felizes de estarmos de volta à onde tudo começou!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.