STB NO MUNDO

O que fazer em Toronto? – #4 STB WEEKEND SERIES

O fim de semana perfeito para o aluno STB + Kaplan, que você confere agora!

Published

on

É uma verdade que, comparada a outras grandes cidades canadenses como Montreal e Vancouver, Toronto nunca chamou tanta atenção: sem a influência francesa da primeira e a beleza natural da segunda, a cidade foi, por algum tempo, considerada cinza e meio parada.

Em 2016, no entanto, as coisas não poderiam ser mais diferentes: com um universo de marcas próprias e uma nightlife agitada, Toronto chamou atenção até da Vogue americana, que listou a cena de Queen West como a segunda mais descolada do mundo. Some isso ao poder do rapper mais influente do momento, Drake, que dentre outras coisas apareceu sentado no topo da CN Tower na capa de seu último álbum. Pronto! Você tem aí a receita dessa Toronto 2.0.

Nessa edição do Weekend Series, a primeira com o apoio da JanSport, você confere o melhor dessa cena a partir da região da Kaplan Toronto, escola parceira STB. O fim de semana perfeito para o aluno STB + Kaplan, que você confere agora!

O que fazer em Toronto no SÁBADO – Aquário, compras e o Drake-factor

Second Cup – 1 University Ave

Aqui vai uma dica sobre o Canadá: as franquias locais costumam ser muito melhores que as franquias de fora. Então, para começar o dia, pule o Starbucks e vá direto para o Second Cup, rede super canadian e cheia de personalidade. Nossa dica aqui vem do aplicativo de viagemTripbox: o chocolate branco quente, imperdível, acompanhado de um croissant – para começar o dia bem com menos de $5

Saindo do Second Cup, desça uma quadra pela York St e vire à direita no Brenmer Blvd por suas quadras, em direção à CN Tower. Contorne a torre (você deverá retornar a ela em breve) para acessar o Ripley’s Aquarium of Canada.

Ripley’s Aquarium of Canada – 288 Bremner Boulevard

Aberto no fim de 2013, o Ripley’s Aquarium é uma atração relativamente nova no Entertainment District de Toronto – o que justifica a modernidade da atração. São mais de 16 mil animais, de 450 espécies diferentes, uma variedade que pode ser vista de perto graças aos túneis de vista panorâmica do local. Beware of the sharks!

Siga para a St Andrew Station, e pegue a linha 1 (Younge-University) por três paradas até a Queen’s Park Station. Desça para o ônibus 506 e siga pela College St por oito paradas. Entre à esquerda na Clinton St, para o número 11.

Bitondo’s Pizzeria – 11 Clinton St

Quem busca grandes restaurantes pode nem reparar nessa portinha italiana com ares de anos 1960. Que engano! Dona de um dos melhores pedaços de pizza da cidade, essa espécie de cantina ganha exatamente pela simplicidade: com menu fixo na parede, as pizzas saem por até $4 a fatia. Massas e sanduíches também estão no cardápio. No entanto, o favorito da casa são os panzerottis, espécie de calzone de queijo frito, que saem a cada 15 minutos por lá. Vale a espera pela próxima leva – mas não demore, pois eles esgotam rapidinho!

De volta à College St, entre à direita, mesmo sentido do ônibus inicial, e ande por cinco quadras até o número 776.

The Monocle Shop – 776 College Street

A revista de lifestyle, uma das mais expressivas do mundo, escolheu Toronto como a sede de uma de suas lojas físicas. Nela você encontra desde roupas descoladas até artigos de decoração, pôsteres com os infográficos inteligentes da revista e até compotas de pimenta ultra-hipster. O preço das roupas pode impressionar, mas o local também conta com souvenires.

Por quatro quadras, siga até no sentido do ônibus até a Devencourt Rd. Desça outras quadras até a Dundas St West, onde você se dirige ao número 1229.

The Monkey’s Paw – 1229 Dundas Street West

De Little Italy a Little Portugal, seu próximo destino é a The Monkey’s Paw, livraria de títulos raros, livros antigos e incomuns. ‘Cultura de resgate’, como se definem. Por ali você encontra desde um histórico ilustrado de carrosséis até estudos acadêmicos da década de 1960 sobre James Bond. O destaque vai para o Biblio-Mat, espécie de ‘geladeira de livros’, onde o cliente insere $2 dólares e recebe um título aleatório. Veja como funciona: https://vimeo.com/53679084

Se o clima ajudar, o próximo trajeto vale um passeio-delícia a pé: caminhe pela Dundas St por aproximadamente 400m até o Trinity Bellwoods Park, onde as tardes de fins de semana contam com atrações culturais no verão. De volta à Dundas St, o próximo pit stop é um dos points must-see de Toronto: o Kensington Market. A menos de 20 minutos de caminhada, você encontra esse bairro-símbolo da pluralidade cultural da cidade.

Kensington Market

Como outros bairros semelhantes ao redor do mundo, o Kensington Market (que não é só um mercado) já foi área das mais pobres e degradadas de Toronto. Com preços baixos que atraíram artistas e realizadores, o local de transformou e, em 2006 foi denominado Patrimônio Histórico Nacional do Canadá. Doces e queijos, carnes e peixes, roupas novas e usadas são apenas alguns dos atrativos, mas o destaque mesmo vai para a atividade cultural (e contracultural) que invade as ruas de Toronto, literalmente: uma das atrações mais visitadas é o Garden Car, carcaça de veículo abandonada onde se instalaram solo e plantas. De maio a setembro, a cidade tem programação especial aos domingos, os Pedestrian Sundays, onde a circulação de carros é vetada e as ruas são invadidas por moradores e pedestres. Se a fome apertar, a dica é fazer uma boquinha no Café Pamenar (307 Augusta Ave), espaço com estilo meio industrial/steampunk, que abre as garagens durante o verão para os clientes sentarem na rua.

Bônus – Graffiti Alley

Saindo do Kensington Market, desça pela Spadina Ave, sentido Lake Ontario. Logo após a Queen St, vire à direita no Graffiti Alley. O nome já entrega: o beco, tomado por street art, é o único local público onde o graffiti é permitido em Toronto. Nas paredes, atualizadas constantemente, é possível conferir o bê-a-bá da arte de rua local, um passeio que conta inclusive com um tour guiado (mas que pode ser feito gratuitamente para os curiosos). Rápido e gratuito, vale o pulo!

Para quem está seguindo o caminho completo, essa é a hora de retornar ao hotel ou residência estudantil. Descanse, pois a noite promete!

Para quem está nos arredores da Kaplan Toronto, o próximo caminho começa na King St West. De ônibus – linha 504 – você segue em linha reta por 13 paradas. Desça na Sudbury St. e siga por ela parta voltar à Queen St, número 1112.

Poutini’s House of Poutine – 1112 Queen St

Comer poutine no Canadá é quase obrigação. Nossa #STBFriend Raíra Venturieri já falou um pouco sobre ele em sua passagem por Whistler. Em Toronto, o prato encontra sua ‘casa’ no Poutini’s House of Poutine, onde são servidas variações da receita básica com batatas fritas, queijo e molho (gravy sauce). Destaque para a versão com carne defumada ($10,74) e vegan ($7,30).
Se você preferir, pode visitar a casa também depois da balada: aos sábados ela funciona até às 3h30, madrugada adentro.

Drake Hotel General Store – 1144 Queen St West

Esqueça as lojinhas de hotel que conhece: no Drake Hotel, o espaço ganha ares de loja conceitual, com cara de flea market. Roupas, decoração, cosméticos e até alimentos em conserva fazem a cabeça do público, que não precisa estar hospedado no hotel para aproveitar. A dica é procurar algum achado enquanto relaxa e toma um drink – um warm up para a balada, que é no mesmo lugar.

The Drake Underground – 1150 Queen St West

O porão do Drake Hotel recebe shows e DJ sets animados, e bem ecléticos, de vários gêneros de música. Chegue cedo e dê um giro pelo hotel, que, além do club e da concept store acima, tem galeria de arte! Graças ao Drake, aberto em 2004, a região de Parkdale virou um hype.

O que fazer em Toronto no DOMINGO – Cult até o topo

Sunday Antique Market – 125 The Esplanade – #InsiderTip by Tripbox

Todos os domingos, desde às 5h da manhã, antiguidades e itens de colecionador são oferecidos aos amantes de uma boa velharia cool. Pense em livros raros, joias vintage e até peças modernistas dos anos 50.

St Lawrence Market – Front St East

De um mercado para o próximo: atravessando a The Esplanade, você chega no St Lawrence, um dos maiores food markets do mundo. Guarde tempo – e fome! – para explorar o local, que tem, não um, mas vários clássicos. Listamos: o Montreal-style do St Urbain Bagel, o World Famous Peameal Bacon Sandwich da Carousel Bakery, o churrasco português do Churrasco’s e o Boston Blue Fish & Chips do Buster’s Sea Cove. De quebra, passe ainda nas Galerias de Arte do segundo andar.

Saia do mercado pela Weelington St e entre à direita na Younge St para pegar a linha 1 do ônibus em King’s Station. Desça após quatro estações na St Patrick Station, e siga à esquerda pela Dundas St até a Art Gallery of Ontario.


Art Gallery of Ontario
– 317 Dundas St

Com mais de 80 mil trabalhos no acervo, a Art Gallery of Ontario é o tipo de museu que nem precisaria de exposições externas. Ainda assim, é por lá que desembarcam mostras das mais interessantes que param em Toronto. Fotografias, vídeos, esculturas, pinturas e cinema se misturam nas salas do espaço, que ainda recebe mostras de Guillermo del Toro e obras de Monet e Van Gogh em 2016.

Saindo da galeria, entre à esquerda na Beverley St e desça duas quadras até a Queen St, que, a essa altura conta com lojas de roupa alternativa e streetwear, como o Black Market (256A) e o So Hip it Hurts (323). Vale a visita! A seguir, desça três quadras à direita pela John St e compre a pipoca, pois é hora do cinema!

TIFF Bell LightBox – 350 King St

O spot já valeria a pena somente por ser, ele mesmo, a casa do Toronto International Film Festival, um dos maiores festivais de cinema do mundo. No entanto, sua programação é o destaque aqui: não espere blockbusters, a menos que eles estejam cotados para o Oscar. Trata-se de uma seleção especial de filmes raros e estrangeiros, além de uma seleção fina de documentários. Plus: fique de olho nas mostras que passam por lá, como a do cinema de Andy Warhol, em exibição atualmente.

Saia do cinema e siga à direita pela própria King St por três quadras, entrando à esquerda na Bathurst St, onde você se dirige até o número 56 para um pit-stop pré-jantar.

Cheesewerks – 56 Bathurst St

Para os amantes de queijo, um pit-stop obrigatório. Completamente dedicado a queijo-quente, esse restaurante explora o prato nas mais diversas variações, como a Charleston, com brie cremoso, cebolas caramelizadas ao forno e chutney de damasco, ou o original, com queijo balderson envelhecido e cheddar defumado. O lugar também serve sopas frescas para os dias frios.

CN Tower – 301 Front St

Encerrando o fim de semana, você volta à esquerda pela Front St (a mesma do aquário) para o pit-stop final: um passeio pela CN Tower, torre-ícone de Toronto. São 553 metros de altura, na maior torre do mundo ocidental. E você esperou até esse horário pois ela fica especialmente bonita à noite, com a vista panorâmica das luzes da cidade. Para quem quiser, dois restaurantes permitem apreciar a paisagem durante o jantar (e quem fala disso melhor é a #STBFriend Raíra Venturieri, que passou por lá). Para encerrar o fim de semana perfeito em alto estilo – e bota alto nisso!

Gostou das dicas? Que tal passar mais que um final de semana aproveitando cada uma dessas atrações? Confira as melhores opções de intercâmbio em Toronto com o STB!

SERVIÇO:

Second Cup
1 University Ave
+ http://www.secondcup.com/

Ripley’s Aquarium of Canada
288 Brenmer Boulevard
+ https://www.ripleyaquariums.com/canada/

Bitondo’s Pizzeria
11 Clinton Street
+1 416-533-4101

The Monocle Shop
776 College Street
+ https://monocle.com/about/contacts/toronto/

The Monkey’s Paw
1229 Dundas Street West
+ http://www.monkeyspaw.com/

Kensington Market
+ http://www.kensington-market.ca/

Café Pamenar
307 Augusta Ave
+ http://cafepamenar.ca/

Poutini’s House of Poutine
1112 Queen Street
+ http://www.poutini.com/

The Drake Hotel
1150 Queen Street West
+ http://www.thedrakehotel.ca/

Sunday Antique Market
125 The Esplanade
+ http://www.sundayantiquemarket.com/

St Lawrence Market
92-95 Front Street East
+ http://www.stlawrencemarket.com/

Art Gallery of Ontario
317 Dundas Street
+ http://www.ago.net/

TIFF Bell Lightbox
350 King Street
+ http://tiff.net/

Cheesewerks
56 Bathusrt Street
+ http://www.cheesewerks.com/

CN Tower
301 Front Street
+ http://www.cntower.ca/intro.html

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile