O famoso teste TOEFL

Published

on

É sonho de quase todo estudante passar uma temporada fora do Brasil, adquirindo experiência na área e fazendo um curso relacionado ao seu mercado. Essas experiências contam muitos pontos no currículo de qualquer profissional, além de serem um período incrível de vivências na vida do jovem. Fazer um curso no exterior durante o período de faculdade, logo após a faculdade, fazer uma pós-graduação, entre outros, requerem um grande planejamento e o STB tem o suporte que o aluno precisa para alcançar seus objetivos.

Meu objetivo após terminar o inglês é fazer uma pós-graduação aqui em Nova York. Tanto para pós-graduação, MBA, faculdade, ou qualquer outro tipo de curso superior a escola exige diversos documentos, entre eles certa quantidade de pontos (score) em um teste que chamam de TOEFL.

Você talvez já tenha ouvido falar e não sabe o que isso exatamente significa, mas o TOEFL nada mais é Test of English as a Foreign Language, ou seja, teste de inglês como língua estrangeira. Um teste que todos que possuem inglês como segunda língua (não sendo seu idioma principal) precisam fazer caso queiram estudar em uma escola que tenha o inglês como idioma principal.

Aceito em mais de 7.500 escolas, no TOEFL você não ‘repete’ ou ‘passa’, e sim atinge certa quantidade de pontos. Cada escola, ou mesmo cada curso, exige uma pontuação diferente. Uma das variantes é a escrita, por exemplo. Um curso de artes plásticas exigirá um score menor no TOEFL do que um curso de administração de empresas. A quantidade de pontos exigidos nos EUA para faculdades pode variar de 61 pontos (Bowling Green State University) a 100 pontos (MIT, Columbia, Harvard).

Falando agora sobre a prova em si, que eu já fiz uma vez e não consegui o score desejado, ela é quase como um vestibular sobre a língua inglesa. Não é tão gramática não, mais interpretação. Mas claro que você precisa da gramática na hora de escrever uma redação no final.

Os exames são realizados em centros – normalmente escolas de inglês – credenciados pelo mundo todo, coordenados pela ETS – Educational Testing Service. Desde 2005, o exame passou a ser executado também no computador, chamado iBT – Internet-based Test, que hoje é a versão mais comum da aplicação do exame. Mas não é porque é a versão ‘Internet-based’ que você fará de casa. Para essa, o aluno também é requerido em um dos centros credenciados.

Falando sobre o iBT, a forma mais comum do teste TOEFL, a prova é dividida em 4 partes que te geram uma nota até 120 pontos. As partes são Reading (você deverá ler de 3 a 5 textos e depois disso responder de 12 a 14 perguntas), Listening (você irá ouvir de 6 a 9 áudios, para depois responder de 5 a 6 perguntas), Speaking (são dadas 6 tarefas – conversação e áudio ou texto – o qual deverá ser resumido e explicado por você, falando através de um microfone acoplado no computador), Writing (redações e questões para responder). Cada uma dessas partes gera até 30 pontos, somando no final a sua nota.

Mesmo parecendo ter tempo suficiente para terminar o teste já que são mais de 3 horas, falta tempo. E o desespero pode começar a se manifestar, portanto esteja preparado. O iBT é intenso e rápido. Existe um cronometro mostrando quanto tempo você tem para responder cada questão e, mesmo que você não responda, ele passa para a questão seguinte automaticamente, não deixando você voltar atrás. A pressão é gigantesca.

Os exames são realizados até que com grande frequência. Pelo website você consegue ver quais serão os próximos exames, mas não esqueça de que as vagas são limitadas, então não deixe para se inscrever na última hora. Para se inscrever no TOEFL é só acessar o site oficial, fazer o cadastro, escolher a região mais perto da sua casa e ver as disponibilidades.

Os resultados são enviados diretamente para as faculdades que você selecionar, além de você recebê-lo por correio e poder acessar on-line.

Para estudar e treinar para o exame, existem diversas aulas em escolas de inglês especias para o TOEFL.

Dia 5 de Novembro é a minha vez, já estou nervosa agora, mas espero que dê tudo certo! Torçam por mim!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.