Inverno em NY: guia de sobrevivência

Published

on

Esse é meu primeiro intercâmbio e também meu primeiro inverno rigoroso. Para alguém dos trópicos é realmente uma fase complicada. Por mais que temos ‘inverno’ no Brasil, nada se compara com o frio e a neve de Nova York. É bonito, diferente, mas também congelante.

A temperatura média de Nova York nessa época, que dura do final de Novembro ao final de Fevereiro, é de 0º Celsius. Cheguei a pegar aqui -13ºC. Mas parece que depois de algum grau por aí, você nem nota mais a diferença.. Se está -1ºC ou -10ºC não importa mais, você só sente que está muito frio!
Para quem não está acostumado a isso e pretende fazer intercâmbio, ou mesmo vir visitar, algum lugar com um inverno-inverno, preparei um ‘guia de sobrevivência’.

 

 

Mãos, Pés e Orelhas
Começando pelas extremidades, acho que é o mais importante. Não importa quantos casacos você vestiu, se seus pés, mãos e orelhas estão descobertos, você começa a sentir muito frio. Para evitar isso, saia sempre com luvas quentes, sapatos confortáveis e acolchoados especiais para inverno, gorros e protetores de orelhas. Não é exagero, quanto mais fofinho e protegido, melhor!

E para quem tem iphone, ipod ou qualquer coisa do gênero e fica naquele coloca e tira as luvas, nada melhor que as Tec Touch Gloves.

Parece besteira, mas a diferença que o protetor de orelha faz é absurda! A minha marca favorita de protetores de orelha, aqui chamados de ‘earmuffs’ é a 180s. Normalmente eles custam $30, mas comprei o meu no Filene’s Basement em liquidação por $10 (saiba onde encontrar peças com desconto nesse post aqui – Compras em NY: Roupas – Outlets e vem ainda com uma saída interna para ligar os headphones.

Corpo
Outro efeito desse ar-frio-ar-quente é que você está completamente encapotado para sair na rua, mas no primeiro local que entra, com o aquecedor no talo, você acaba suando e com muito calor. Assim, prefira colocar uma jaqueta grande e pesada por fora, normalmente recheada com pena de ganso e que impeça o frio de entrar, para quando estiver ao ar livre. North Face é uma ótima marca para comprar sua japona e oferece milhares de opções.

Por baixo dessa jaqueta super mega, use ‘layers’ de roupas! Layers, ou camadas, são diversas blusas e casaquinhos que você pode tirar ou colocar dependendo da calefação do local. Ah, e não se preocupe em carregar diversos casacos pois a maioria dos lugares possui ‘coat check’ – as chapelarias – que são, muitas vezes, gratuitas. Assim não tem perigo de morrer de frio ou de calor!

Eu sou uma pessoa friorenta e, como ainda não me acostumei com o inverno, prefiro ainda ter uma proteção a mais. Eu costumo usar meia calça de lã (aqui chamadas de ‘tights’) por baixo da calça jeans, leggings e saias.

Foto

Mas se isso ainda não é suficiente, você pode comprar camisas e calças térmicas que isolam o frio, permitindo seu corpo manter a temperatura natural.

Vitaminas
Uma característica dos locais onde o inverno é muito rigoroso é a alta calefação dos interiores. Na rua, o inverno é intenso, mas para compensar o frio, os aquecedores são ligados no máximo. As bruscas mudanças na temperatura deixam o corpo vulnerável e a gripe é iminente. Assim, compre algumas vitaminas, como o Centrum, e previna-se!

Você pode encontrar essas vitaminas em qualquer farmácia Duane Reade, Rite Aid ou Wallgreens.

E o toque final…
Nesse inverno estou aproveitando mais e mais para ir no delicioso Max Brenner tomar um chocolate quente e aquecer o corpo também por dentro. Além disso, Starbucks é o que não falta nessa terra. Uma em cada esquina.

Foto: Max Brenner

Outro hábito que eu não tinha e que agora estou até gostando é tomar sopa. Na verdade eu odiava sopa. Mas depois que provei a Lobster Bisque do The Original SoupMan pelo menos uma vez por semana vou lá comprar uma sopinha.

Que venha a primavera!!! Enquanto isso, stay warm in New York!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.