programa-de-ferias-2-

O que os pais precisam saber sobre o intercâmbio para menores?

Existem inúmeras opções para quem quer fazer mais do que viajar a turismo durante as férias escolares; conheça alguns dos benefícios do intercâmbio para adolescentes

As próximas férias escolares estão chegando e você começa a pensar: o que o meu filho pode fazer diferente desta vez? O intercâmbio nas férias é uma das melhores opções para quem quer sair da mesmice e aproveitar o período para desenvolver novas habilidades!  

Além de garantir muita diversão no exterior, os programas de férias são uma excelente oportunidade para adolescentes explorarem novas possibilidades educacionais em um ambiente em que a segurança vem em primeiro lugar. Essa diversidade de oportunidades educacionais catalisa transformações significativas na vida acadêmica e pessoal do aluno.

Pensando nisso, listamos alguns dos principais benefícios que o intercâmbio para menores pode trazer. Confira!

1- SOFT SKILLS E MERCADO DE TRABALHO 

Comunicação, colaboração, criatividade, liderança, socialização e resolução de problemas são algumas das características necessárias para alcançar o sucesso profissional no século 21, de acordo com uma pesquisa promovida pela The Partnership for 21st Century Skills, organização que encoraja escolas, distritos e estados a introduzir tecnologia na educação. 

 

O intercâmbio de férias proporciona o ambiente perfeito para o desenvolvimento de habilidades como essas. Durante o programa, os estudantes são encorajados a se comunicar uns com os outros, além de aprenderem a trabalhar em equipe e a encontrar maneiras criativas de resolver problemas.  

2- MENOR ZONA DE CONFORTO, MAIOR AUTOESTIMA

O programa de férias para menores oferece um poderoso ambiente de aprendizado, conferindo aos estudantes a oportunidade de experimentar novas atividades, saindo da zona de conforto. Ao serem bem-sucedidos, os adolescentes alimentam a sua autoestima e voltam para casa com a confiança renovada. 

 

  • 3- A TECNOLOGIA É IMPORTANTE, MAS NÃO É TUDO

Com uma média de sete horas diárias de celular por dia, muitos adolescentes acabam perdendo ótimas oportunidades de socialização no mundo real. Durante o programa de férias, o uso de computadores e celulares diminui bastante, uma pausa que permite aos estudantes desenvolverem suas habilidades de comunicação, conectando-se de maneira mais profunda com as atividades do programa e com os novos amigos.  

  • 4- DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL

Uma pesquisa desenvolvida pela Academia Americana de Pediatria (AAP) afirma que, mais do que saudável, participar de atividades ao ar livre é essencial para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças e adolescentes, além de ajudá-los a lidar melhor com o estresse.  Os programas de férias proporcionam inúmeras atividades ao ar livre e, portanto, representam uma ótima oportunidade de os estudantes se desenvolverem social e emocionalmente.

  • 5- AUTOCONHECIMENTO É FUNDAMENTAL

Os estudantes convivem com os mesmos colegas e professores durante todo o ano letivo, levando-os a rótulos que nem sempre correspondem à totalidade de suas personalidades. Um adolescente pode ser conhecido como estudioso, tímido ou quieto em um ambiente familiar, mas pode se descobrir espontâneo e divertido explorando novos cenários.

No intercâmbio de férias, os estudantes têm contato com um grupo de pessoas diferente, o que lhes confere liberdade para que explorem novas facetas de suas personalidades. É comum que eles saiam de sua categorização quando dada essa chance, reinventando-se durante o período no exterior. 

 

 

 

 

  • 6- INDEPENDÊNCIA, RESPONSABILIDADE E EMPODERAMENTO

O intercâmbio de férias frequentemente representa a primeira viagem internacional do adolescente sem a presença dos pais. Essa possibilidade lhe confere um espírito de independência: isso significa que ele deverá aprender a confiar em si mesmo e em outras pessoas para aproveitar a viagem.

O programa permite, ainda, que eles compreendam a importância de tomar uma boa decisão e descubram mais sobre si mesmos durante o processo. Sem o responsável por perto, quem vai lhes dizer para escovar os dentes, comer saudável, dormir cedo e arrumar a cama? Eles mesmos!

  • 7- MANTER-SE CURIOSX

Não são todas as escolas que oferecem aulas de design de videogames ou empreendedorismo para adolescentes. Mas existem vários intercâmbios de férias especializados nessas atividades. Então, se o seu filho tem interesse em alguma atividade que não é contemplada no currículo escolar tradicional, os programas de férias representam uma ótima oportunidade para explorar assuntos diferentes e adquirir novas habilidades – que, inclusive, podem fazer toda a diferença para o futuro profissional!

Quer saber mais sobre os programas de férias do STB? Clique aqui!

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: