FÉRIAS PARA ADOLESCENTES

INTERCÂMBIO DE FÉRIAS: COMO É ESTUDAR NA UNIVERSIDADE DE YALE

Conheça o programa de Sustentabilidade e Inovação, oferecido durante as férias na Universidade de Yale

Published

on

Provavelmente você já ouviu falar da Universidade de Yale.  Reconhecida como uma das melhores instituições de ensino do mundo, a universidade já formou Prêmios Nobel, ex-presidentes dos Estados Unidos e até atores como Meryl Streep e Jodie Foster, entre outras inúmeras personalidades reconhecidas por seus trabalhos nos campos da arte, ciências, economia etc.

SAIBA MAIS: DIFERENTES OPÇÕES DE PROGRAMAS DE FÉRIAS 

Em julho de 2018, a universidade recebeu a primeira turma do programa de Sustentabilidade e Inovação, promovido em parceria com a Julian Krinsky e oferecido a estudantes brasileiros com exclusividade pelo STB – Student Travel Bureau.

Saiba mais sobre o programa de Sustentabilidade e Inovação

Desenvolvido para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, o programa oferece duas semanas de imersão acadêmica sobre temas como sustentabilidade e política, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento intelectual de adolescentes por meio de aulas dadas por pós-graduandos da própria universidade.

A oportunidade de mergulhar no universo acadêmico de Yale foi justamente o que chamou a atenção da estudante Tamie Tominaga, uma das brasileiras que compôs a primeira turma do programa. “Estudar em uma universidade Ivy League foi muito impactante para mim. Eu tinha certeza que essa experiência mudaria a minha vida, mas superou todas as minhas expectativas”, conta.

“Um aspecto muito interessante sobre as aulas e que as tornavam especialmente dinâmicas era o fato de fazermos muitos trabalhos em grupo, onde podíamos aplicar nossos conhecimentos recém-adquiridos”, conta Livia Haddad de Almeida, vencedora de um concurso cultural que lhe rendeu uma bolsa para participar do programa em Yale.

Com o apoio do STB, Livia Haddad foi a única estudante brasileira a conquistar uma bolsa de 100% para o programa de Sustentabilidade e Inovação na Universidade de Yale.

Sustentabilidade a nível global: fazendo a diferença de verdade

Durante o programa, os estudantes tinham aulas sobre cinco temas: política, economia, meio ambiente, comunicação e tecnologia. As aulas eram divididas em sessões de duas horas e meia cada e alternadas com períodos de desenvolvimento do projeto final do curso, que deveria propor soluções para um problema ambiental que tivesse impacto real para a sociedade.

“O projeto foi uma das experiências mais desafiadoras da minha vida. Nossos professores demonstravam a importância de ter um olhar abrangente para os problemas e não buscar soluções simplistas. Então, tivemos que levar absolutamente tudo em consideração, até mesmo questões sobre como conseguiríamos financiamento e com quais instituições políticas poderíamos nos associar”, relata Livia.  Em seu projeto, a estudante e seus colegas resolveram tratar da questão de agrotóxicos no Brasil, pesquisando e desenvolvendo uma alternativa a um composto químico altamente poluente e danoso aos seres humanos.

A estudante Luana de Abreu Cavalcanti conta que o seminário de apresentação dos projetos foi um dos momentos mais marcantes do programa de férias de Yale. “Foi muito bonito ver como a gente cresceu e como todos fizeram projetos maravilhosos.”  Tamie concorda que o projeto foi um divisor de águas: “todo mundo desenvolveu o projeto com o pensamento de fazer com excelência e foi exatamente o que aconteceu.”

Ao final do curso de duas semanas, o grupo que desenvolveu o melhor projeto teve a oportunidade de doar USD 5 mil para  uma instituição que promove a sustentabilidade. “Escolhemos a Sustainable Harvest International, instituição que tem como objetivo promover sustentabilidade e diminuir a pobreza treinando fazendeiros de áreas empobrecidas para utilizarem técnicas mais sustentáveis e rentáveis”, conta Luana, integrante do grupo que teve o trabalho premiado.

Intercâmbio de férias: primeiro passo para um futuro internacional

As estudantes Livia, Luana e Tamie concordam que a experiência no exterior foi o primeiro passo para um futuro internacional. Além das aulas, durante o programa de férias as estudantes puderam aproveitar inúmeros momentos de integração com colegas de diversas partes do mundo, visitando galerias, fazendo compras e passeando por destinos como Nova York.

“Brinco que antes do programa de férias em Yale eu não tinha essa vontade de viajar o mundo e agora mal posso esperar”, afirma Tamie. “Criei laços muito fortes com pessoas do mundo todo e com isso a minha visão de mundo também se expandiu.”

Luana concorda e diz que as novas amizades foram um dos pontos que mais trouxeram aprendizado durante a experiência. “Fui de coração aberto e as amizades que eu construí e o conhecimento que eu adquiri superaram todas as minhas expectativas. Essa troca de estarmos todos juntos, mesmo sendo de diferentes culturas, realmente me tocou. Posso dizer que eu aprendi muito nos momentos formais de aula e mais ainda nos momentos informais de troca. Conquistei uma rede muito forte e acho que em qualquer lugar do mundo terei amigos”, diz Luana.

Para Livia, a oportunidade de trocar experiências com pessoas de outras nacionalidades também foi inesquecível. “Foi muito interessante ter conversas com pessoas de países como Índia e Filipinas, que são muito distantes da minha realidade, e conhecer mais sobre o seu modo de vida e a maneira como eles veem o mundo”. “Aprendi muito com todos a minha volta e ganhei um senso de independência e de capacidade de vencer desafios bastante transformadores. Confirmei meu gosto por viajar, conhecer pessoas e ambientes novos, por discutir política e economia. Mas mais do que isso: confirmei a minha vontade de mudar o mundo”, acrescenta.

O programa de Sustentabilidade e Inovação acontece nas férias de julho. Para saber mais sobre as vagas de 2019 entre em contato com um especialista STB.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile