CANADÁ

IMIGRAÇÃO NO CANADÁ: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Está pensando em morar no Canadá? Saiba mais detalhes sobre o processo de imigração no país

Published

on

try something new

Existem inúmeras razões pelas quais pessoas de todo o mundo desejam imigrar para o Canadá – muitas delas são óbvias, outras nem tanto. Um dos principais motivos é o fato de o país estar consolidado como um dos melhores destinos para quem busca desenvolvimento de carreira, empregabilidade e qualidade de vida.

O país também oferece ampla variedade de programas de imigração para estrangeiros, com categorias especiais para estudantes e profissionais em busca de um visto de trabalho no Canadá. Em geral, as regras de imigração canadense são menos rigorosas quando comparadas a de outros países, como o vizinho Estados Unidos. Inclusive, o Canadá foi uma das poucas nações a não reduzir suas cotas para imigrantes nos últimos anos, mantendo as possibilidades e um processo de qualificação abrangente.

Mas, afinal, como é o processo de imigração no Canadá?

Como na maioria dos países, o processo de imigração para o Canadá envolve diversas etapas e exige planejamento. No entanto, o governo canadense oferece alguns programas de imigração e de vistos que ampliam as possibilidades para estudantes e estrangeiros com qualificações profissionais.

O mercado de trabalho no Canadá é um dos pontos altos para quem pretende imigrar, já que existem inúmeras oportunidades para profissionais de áreas que estão em alta, além de as condições de trabalho, os salários e os benefícios estarem entre os mais notáveis do mundo. Inclusive, o país possui uma lista, que é constantemente atualizada, com as profissões com mais demanda por profissionais.

O Canadá também conta com agentes de imigração credenciados pelo governo para oferecer consultoria e acompanhamento durante todo o processo de imigração de estrangeiros. O STB é parceiro de um dos principais agentes do país, a Dreamies.

ENTRE EM CONTATO COM NOSSOS CONSULTORES PARA MAIS INFORMAÇÕES

Quais são os vistos para imigrar para o Canadá?

Existem diversos tipos e categorias de vistos no Canadá, que podem variar de acordo com o perfil, qualificações e objetivos de cada pessoa. Brasileiros que pretendem visitar ou residir temporariamente (por até seis meses) no país, podem solicitar o visto de turismo – os vistos de estudo e de trabalho são mais indicados para brasileiros focados em estadias mais longas ou até mesmo permanentes.

Brasileiros que tiveram visto canadense nos últimos dez anos ou que tenham um visto válido para os Estados Unidos também têm a opção de solicitar a autorização eletrônica de viagem (eTA). Ao portarem a Eletronic Travel Authorization – eTA, estão autorizados a entrar no país por via área com o status de visitante, sem que seja necessário solicitar o visto de turismo.

A validade do eTA é de cinco anos ou até que o passaporte expire. O oficial de imigração indicará na entrada do país a duração máxima de sua permanência no Canadá, em geral, concedida por até seis meses, sendo assim mais indicado para estadias curtas.

Já o visto de estudante é indicado para brasileiros matriculados em cursos com mais de seis meses de duração. No entanto, cursos de idioma não oferecem a possibilidade de estudantes brasileiros solicitarem a autorização de trabalho.

Estudantes interessados em conciliar um programa de estudo com trabalho no Canadá podem optar por um curso superior com mais de seis meses de duração. Neste caso, o visto possibilitará 20 horas semanais de trabalho durante o período de aulas e 40 horas semanais nas férias. 

Ao se formar em instituições de ensino autorizadas, estudantes de cursos considerados acadêmicos, vocacionais ou profissionalizantes que concedam grau, diploma ou certificado, podem solicitar o Post-Graduation Work Permit (PGWP), uma autorização de trabalho no Canadá com validade de oito meses a três anos após o término do curso.

Um dos programas mais populares entre as pessoas que buscam imigrar para o Canadá de forma definitiva é o Express Entry. O sistema analisa o perfil dos interessados e atribui a eles uma avaliação por nota – quanto maior a nota, maior a chance de o brasileiro receber um convite para viver no país de forma definitiva.

Oferecido pelo governo canadense, esse programa tem critérios de avaliação muito altos e são pequenas as chances de que o candidato consiga aplicar sem antes ter vivido no Canadá e/ou recebido uma oferta de emprego local. Por isso, entre as estratégias mais populares entre brasileiros que pensam em morar no Canadá está a de iniciar o planejamento por meio dos estudos.

O ideal é criar um planejamento acadêmico de acordo com o perfil de cada estudante.   Com formação acadêmica e experiência de trabalho no Canadá, fica mais fácil para o estudante se qualificar para a aplicação da residência permanente, o Express Entry.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o processo de imigração para o Canadá, que tal conhecer os cursos oferecidos pelo STB? Clique aqui e saiba mais!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile