Highline Park | Uma ex-ferrovia suspensa que se transformou em parque

Published

on

 

Sol em Nova York, mas você quer fazer algo diferente do tradicional Central Park… O Highline Park é uma ótima nova opção. Um parque suspenso no meio de Manhattan, onde é possível relaxar e ter uma vista incrível da cidade. De um lado, Hudson River, do outro, a incrível Big Apple.

Devo dizer que não foi tão simples assim encontrar a entrada para o parque. Fui com alguns amigos da Embassy e, como o parque é suspenso, achamos que só de chegar perto encontraríamos uma escada. As pessoas na rua também não conseguiram nos ajudar (nem mesmo os funcionários deram indicações corretas). Fomos andando em direção a Downtown até a primeira escadinha para conseguir subir ao parque. Claro que já passo para vocês direitinho como se faz para chegar lá.

Karina, eu e Raquel aproveitando a tarde no Highline Park.

A maravilha da Highline, que nem parece um parque, é que ele foi construído onde no passado costumava ser uma ferrovia de 2.33km de extensão. Esta foi totalmente restaurada, mantendo um pouco do aspecto original. Uma mistura de presente e futuro no mesmo lugar. Essa é uma das razões que eu amo os Estados Unidos, eles sabem muito bem como preservar sua história e ainda transformar algo obsoleto em um agradável espaço público.

Photo by Flickr user beau-dog.

Photo by Flickr user bobmorton.

Ainda finalizando sua construção, o Highline Park foi oficialmente inaugurado em 9 de Junho de 2009. Por conta disso, muitos guias de Nova York sequer citam sua existência.

A ferrovia suspensa Highline foi criada em 1929, por conta do grande número de acidentes entre os comboios de mercadorias e o intenso tráfego da 10ª Avenida, tanto que essa passou a ser conhecida como ‘Avenida da Morte’. Mas foi somente em 1934 que trens começaram a circular na Highline e isso se manteve até meados da década de 80 onde ela finalmente foi desativada.

Foto por Jonathan Flaum da Highline em 2001, antes de ser restaurada.

Um fato interessante sobre a Highline é que ela foi projetada para percorrer o centro das quadras de Nova York, ao invés de seguir sobre a Avenida, isto para evitar as condições negativas associadas com o elevado. Ou seja, ele era conectado diretamente com as fábricas e armazéns da região, permitindo que os comboios de mercadorias fossem entregues direitamente no interior dos edifícios. Leite, carne, matérias-primas e bens manufaturados podiam ser transportados e descarregados sem perturbar o tráfego nas ruas.

O parque conta com um site super informativo e atualizado, com eventos acontecendo quase que durante todo o ano, como shows, aulas de yoga e exibições de filmes ao ar livre.

Photo by Flickr user 1 hr photo.

Photo by Flickr user beau-dog.

Para subir as escadas e conhecer o Highline Park localizado no West Side de Nova York, existem algumas entradas, todas na 10ª Avenida: 20th Street, 19th Street, 16th Street e 14th Street. 

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile