a-melhor-experiencia-de-viagem-970x300_semtxt.jpg

Planejar uma viagem é simples, o extraordinário é construir experiências!

Gastronomia na Austrália: ingredientes ajudam a contar história do país

Dos ingleses, veio o costume de misturar assados com molhos. O uso de pimentas, especiarias e açúcar mascavo nas receitas veio com os imigrantes indianos. Enquanto isso, a preferência por carne de carneiro (a mais consumida do país!) foi importada da Grécia. Influenciada pelos hábitos alimentares da enorme quantidade de imigrantes que formou sua população, a gastronomia australiana representa um mix cultural riquíssimo, mas deixa uma dúvida no ar: será que é possível falar em “identidade culinária” por lá?

É que quando pensamos em comidas típicas do país, logo vêm à cabeça os tradicionais barbecues (quase um ritual, geralmente preparados em espaços públicos durante os finais de semana) ou o lamb with mint sauce (carne de carneiro assada com molho de hortelã, servida com ervilhas, cenoura e batatas cozidas). Mas a verdade é que nada disso representa genuinamente a cultura aussie.

Nesse post, vamos deixar de lado os clichês gastronômicos para descobrir receitas e ingredientes singulares da terra dos cangurus. Afinal, não há nada melhor do que começar uma viagem provando os pratos (verdadeiramente) típicos da região para mergulhar de vez na cultura local, né? Vem com a gente!

Damper

Diz a lenda que os tradicionais pãezinhos australianos surgiram durante a época da Grande Depressão, quando as pessoas tinham que caminhar até cidades e povoados distantes em busca de oportunidades de emprego.pão típico da gastronomia australiana, o damper, feito sobre as brasas de uma fogueira
Isso porque a receita extremamente simples (basicamente uma mistura de farinha de trigo, água e sal) facilitava o seu preparo mesmo em condições precárias. Hoje a fórmula é um pouco mais incrementada e pode ser encontrada na maioria dos restaurantes australianos – ainda que a tradição seja de prepara-la diretamente na fogueira, durante acampamentos e viagens em família.

Vegemite

Criada no início dos anos 1920, a Vegemite é uma pasta feita a base de levedo de cerveja muito consumida no país – principalmente sobre pães e torradas, durante o café da manhã.  Afinal, se os australianos sempre apreciaram boa cerveja, por que não torná-la parte da gastronomia local de vez? pote de vegemite, pasta típica da gastronomia australianaSalgado, o creme de coloração escura possui sabor bastante excêntrico principalmente para o paladar brasileiro – que dificilmente provou algo parecido antes. Must try, right?

Billy Tea

Tradicionalmente preparado em fogueiras e acampamentos, o Billy Tea é um chá que mistura folhas de eucalipto (sim, os mesmos que colorem a região das Blue Mountains!) e limão – e já é tradição no país desde o período colonial.

chá australiano de eucalipto. billy tea, sendo preparado na fogueira em meio a uma floresta

Bush Food

Trata-se dos alimentos nativos que, antes da colonização, fizeram parte das refeições dos aborígenes – como, por exemplo, a carne de Canguru. O ingrediente, que passou a figurar nos cardápios de restaurantes de alta gastronomia a partir dos anos 1990, possui baixo teor de gordura (apenas 2% de sua composição) e altíssimos níveis de proteína, zinco e ferro! Bife de carne de canguru, prato típico da gastronomia australiana

Pode ser servido grelhado com algum acompanhamento, na forma de salsicha ou até mesmo desfiado como recheio para sanduíches. Além dele, frutas multicoloridas cheias de propriedades (como a Quandong, que pode ser consumida ao natural, seca ou em forma de chutneys e geleias) e outras carnes exóticas (como wallaby e emu) também fazem parte desta lista de alimentos nativos.

 

**
Esteve por lá e lembrou de algum prato ou ingrediente que não foi citado aqui? Conta pra gente nos comentários!

Tripbox STB

Tripbox STB

O Tripbox é um app de viagem criado pelo STB para viajantes, com organizador de compromissos, porta-documentos e dicas insiders das principais cidades do mundo. O aplicativo conta com uma equipe de jornalistas curiosos, nerds, inquietos e apaixonados por viagem que trabalha intensamente para oferecer o melhor aos viajantes. Quer saber mais? Baixe o aplicativo na App Store ou no Google Play. É grátis ;)

Deixe uma resposta

BUSCAR RESULTADOS PARA: