Feliz Ano Novo Chinês

Published

on

Há alguns finais de semana aconteceu a comemoração do Ano Novo Chinês em Nova York, que sendo uma capital multicultural, não podia ficar de fora dessa festa. Diversas celebrações tomaram conta da cidade na última semana com um belíssimo encerramento na Parada do Ano Novo Lunar.

Estive presente na parada de domingo e foi uma festa super divertida. As principais ruas de Chinatown, bairro dedicado à cultura asiática, foram fechadas para acomodar a quantidade gigantesca de pessoas que chegavam para ver o desfile.

A festa também é conhecida na cultura oriental como ‘Festival da Primavera’ e comemora exatamente o final do Inverno e início da Primavera que coincide com os primeiros dias do novo ano chinês.

Para os chineses, essa festa é como se fosse o Carnaval deles, onde as pessoas se fantasiam seguindo elementos tradicionais da cultura chinesa. Muito vermelho, dragões, flores e imperadores em estampas coloridas, celebrando a nova vida que chega com a nova estação. O Ano Novo Chinês é a mais antiga e importante comemoração do calendário chinês!

No 13º ano da Parada do Ano Novo Lunar, o evento atraiu uma audiência de mais de 500.000 pessoas. Uma ótima oportunidade para os turistas e estudantes que vêm para Nova York no começo do ano quando, por conta do clima frio, os eventos ao ar livre são mais raros. Por conta disso até, o desfile se transformou em uma dar maiores atrações turísticas da cidade nessa época!

A comemoração passa por Little Italy, downtown Manhattan e Chinatown (nas Ruas Mott, Canal, Bowery, Chatham Square, East Broadway, Eldridge, Hester, Forsyth & Grand). No entanto, o ápice da festa acontece nas Ruas Canal e Mott, bem no coração da comunidade chinesa.

  Fotos cedidas por Chinatown Partnership LDC

Mas a festa não termina com o fim do desfile não! Era possível ver o clima de festividade estampado por todo o bairro onde jovens, adultos e crianças comemoravam atirando um tipo de serpentina – chamado ‘party poppers’ – bem diferente do que eu conhecia.

Eu entrei na brincadeira e comprei alguns tubos de serpentina e como uma novata tive até que certa dificuldade em fazer o dispositivo funcionar, hahaha. Vejam minha tentativa vergonhosa no vídeo abaixo:

A tentativa foi válida e para a próxima festa eu já terei mais experiência em  ativar a geringonça. De qualquer forma, depois do desfile há tempo de sobra para andar pelas ruas de ChinaTown, entrar nas lojas características da região, provar alguns dumplings e pedir o já tradicional Bubble Tea. O desfile acaba virando apenas uma desculpa para explorar um pouquinho mais dessa região de Nova York tão singular.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário! Ah… E me siga no twitter para acompanhar a minha viagem em tempo real: @baunilha.

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile