CANADÁ

ESTUDO E TRABALHO NO CANADÁ

O Canadá é um dos melhores países para estudar e trabalhar no exterior; saiba como funciona

Published

on

Cosmopolita e encantador, o Canadá é conhecido pela diversidade de sua população, pela qualidade de suas escolas e pelas ótimas oportunidades profissionais que oferece. Não à toa, é um dos países mais procurados por quem deseja estudar e trabalhar no exterior.

Conheça opções de programas de estudo e trabalho no Canadá

Para Rui Pimenta, diretor de vendas do STB, o Canadá virou um dos destinos preferidos de estudantes na última década por ser um país inclusivo, que tem uma moeda favorável comparada ao dólar americano, e por permitir que alunos estrangeiros conciliem estudo e trabalho durante o intercâmbio. “O Canadá é um país que está em busca de mão de obra qualificada e tem muita abertura para brasileiros. Além disso, tem um processo relativamente simples para conseguir o visto permanente”, diz Pimenta.

O diretor afirma que a procura pelo destino vem crescendo entre os estudantes desde o início de 2017. “A crise fez com que muitos estudantes e profissionais buscassem aprimoramento nos exterior. Agora, os sinais de melhora na economia do Brasil têm incentivado mais e mais brasileiros a investir em suas carreiras e aperfeiçoar uma segunda língua em outro país”, diz o especialista.  No STB, a procura por intercâmbios de viagem e trabalho teve um aumento de 30% no primeiro trimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, sendo o Canadá um dos países favoritos dos estudantes.

Muitos veem na possibilidade de conciliar estudo e trabalho uma oportunidade única de realizar o sonho do intercâmbio no Canadá, suavizando as despesas ao mesmo tempo em que adquirem experiência profissional no exterior.  “O Brasil está entre os dez países que mais enviam estudantes internacionais ao Canadá, e os cursos superiores que permitem estudo e trabalho são responsáveis por mais da metade da porcentagem de estudantes que vêm ao país todos os anos”, afirma Dina Thrascher, Public Affairs Officer do Consulado Geral do Canadá no Brasil.

Por que fazer um intercâmbio de estudo e trabalho no Canadá?

Os namorados Elisa Bianco e Humberto Castro, ambos com 26 anos, escolheram pausar suas carreiras no Brasil para iniciar uma nova fase profissional em Toronto, no Canadá. “Quando saímos do Brasil, o cenário estava muito favorável para uma experiência internacional: não estávamos ganhando tanto quanto queríamos em nossas áreas e a economia estava bem parada, sem muita esperança de melhora em curto prazo. Eu trabalhava em uma escola bilíngue canadense e me apaixonei pela educação do país. Desde então, tive vontade de estudar em um país onde educação é prioridade e foi isso que eu fiz”, conta Elisa, que optou pelo curso Early Childhood Education, no George Brown College.

Elisa e Humberto durante intercâmbio no Canadá

Para Humberto Castro, engenheiro formado, o momento também era perfeito para investir em qualificação profissional e dar upgrade no currículo. “Além de cursarmos a pós-graduação no Canadá, conseguimos empregos nas nossas áreas. Assim, além de ajuda financeira para nos mantermos, ganhamos experiência de mercado em um país de primeiro mundo”, conta Castro, matriculado em Construction Managment, também no George Brown College.

Confira: Intercâmbio de casal: conheça histórias de quem fez

Estudo e trabalho no Canadá: presente x futuro

Rui Pimenta é categórico: o Canadá está aberto a receber estrangeiros e, mais do que isso, está constantemente em busca de mão de obra qualificada, independentemente da origem profissional. Prova disso é que o país tende a facilitar a solicitação de visto permanente, fazendo com que muitos estudantes acabem estendendo a sua estadia no país após o período pré-determinado de estudo e trabalho no Canadá.

“Algumas instituições de ensino, por exemplo, permitem a extensão do intercâmbio por mais tempo e, caso o estudante consiga um emprego após o curso, é possível a aplicação para um visto de permanência. O país também é atrativo para famílias, já que, caso um dos pais tenha o visto de trabalho, os filhos podem estudar de graça”, diz Pimenta.

O estudante Rubens Cesar Junior, por exemplo, escolheu continuar no país após terminar o programa de Pathway da ILSC, em Toronto, em 2016. Em agosto, ele começou o curso de Game Development e afirma que a decisão de morar no país teve tudo a ver com as oportunidades profissionais oferecidas no Canadá. “A faculdade que eu escolhi, a George Brown, é perfeita para a minha área, e o país proporciona diversas oportunidades que não teria em outro lugar”, afirma.

Elisa Bianco conta que espera voltar para o Brasil após a pós-graduação no Canadá e se destacar no mercado de trabalho. “Se o fato de estar com um inglês fluente já é um grande diferencial, conhecer e poder experimentar na prática como eles fazem no Canadá faz toda a diferença. Os cursos são muito práticos e bem voltados para o mercado. Quando voltarmos estaremos cheios de experiência”, afirma.

Quais são as regras de estudo e trabalho no Canadá?

Todo estudante matriculado em um curso superior no Canadá tem direito a trabalhar até 20 horas semanais durante o período escolar e 40 horas semanais nas férias. Essa regra é válida para cursos com mais de seis meses de duração e pode se estender após o fim do programa, variando entre um período de um a três anos. “Se você faz um curso em uma universidade ou college pode estender o visto para trabalhar no país por até três anos após a finalização do curso”, diz Pimenta.

Quem busca um programa de estudo e trabalho no Canadá também pode levar a família sem medo, pois encontrará receptividade e benefícios no país. “O cônjuge, por exemplo, também recebe o visto de trabalho e pode trabalhar por até 40 horas semanais enquanto o parceiro estuda. Além disso, dependendo do curso, os filhos têm direito a estudar de graça no Canadá, com a educação toda custeada pelo governo”, acrescenta Pimenta.

Quer saber mais informações sobre estudo e trabalho no Canadá?

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.