ENSINO MÉDIO

ENSINO MÉDIO NO EXTERIOR: AS MATÉRIAS MAIS INCRÍVEIS

Descubra como podem ser criativas as aulas durante um programa de High School no exterior

Published

on

Uma das coisas mais legais de cursar uma parte do ensino médio no exterior é a possibilidade de experimentar uma grade curricular diversa, com matérias que despertam a criatividade e colocam em contato com atividades que, talvez, o aluno não teria interesse de participar no Brasil.

Isso acontece porque, em geral, estudantes brasileiros precisam cumprir créditos obrigatórios apenas em matérias como inglês, matemática, ciências, estudos sociais e educação física, ficando livres para compor a sua grade do High School no exterior da maneira que preferirem.

Pensando nisso, listamos algumas das possibilidades mais interessantes, criativas e diferentes que existem em algumas das escolas parceiras do STB. Confira!

Negócios para quem já está de olho no futuro

Na CATs, os estudantes do ensino médio têm a oportunidade de aprender sobre o mundo dos negócios dentro do Institute for Global Business, dirigido por nada menos do que um Ph.D. do MIT, o Dr. Uri Feldman.

Matérias como economia, investimento, marketing e até filantropia também aparecem no currículo acadêmico de inúmeras instituições parceiras do STB, e são um prato cheio para quem almeja fazer a faculdade no exterior e quer começar a se preparar.  

Esporte para treinar com os campeões

Quem curte fazer atividades físicas vai simplesmente amar as possibilidades que o ensino médio no exterior oferece.  De aulas de hóquei a baseball, passando por surfe e até ioga, são muitas as opções de aulas oferecidas nas escolas do exterior. 

A IMG Academy é uma das favoritas de quem quer investir em um programa com foco em esportes. Por lá, os melhores técnicos dos Estados Unidos são professores e ensinam como praticar atividades em alta performance – mais uma ótima oportunidade para quem sonha em conseguir bolsa em faculdades do exterior.

Outra escola que oferece alternativas incríveis para quem ama esporte é a Ross School. Recentemente, a instituição contratou ninguém menos do que Larri Passos, ex-técnico do Guga, para comandar a sua academia de tênis. Legal, né?

Parcerias com top universidades para turbinar o CV

É muito comum que as escolas do exterior firmem parcerias com grandes universidades para ministrar matérias bem incríveis.  Um exemplo são as instituições do grupo Nord Anglia, que adotou uma abordagem interdisciplinar para o ensino de ciência e tecnologia em um modelo de aprendizado inspirado no MIT.

Por lá, toda a grade de matérias STEAM é desenvolvida pela universidade. Além disso, todos os anos, os alunos têm a oportunidade de participar de workshops dentro dessa e de muitas outras instituições renomadas, como Harvard e até mesmo a NASA.

Para quem é fã de música e artes dramáticas, a escola também tem parceria com a famosa The Juilliard School, responsável por formar nomes como Viola Davis e Robin Williams. Já pensou em estudar música, teatro e dança com os melhores do mundo?

 Aventuras ao ar livre pra quem é radical

Destinos como Canadá, Nova Zelândia e Austrália são simplesmente tudo para quem ama paisagens incríveis, esportes diferentes e quer ter contato com o novo. Na Nova Zelândia, por exemplo, é comum que atividades como caiaque, canoagem, escalada e trilhas façam parte da grade curricular.

Mas os Estados Unidos também oferece boas opções. Um exemplo é a escola Wasatch Academy, em Utah, que tem em seu currículo uma disciplina chamada Outdoor Adventure, o que pode incluir atividades como esqui, snowboarding, mountain biking e equitação.

Aprender sobre a vida e também sobre as estrelas

Entre as matérias mais diferentes e incríveis que é possível cursar durante o High School no exterior está astronomia. Muitas escolas nos EUA, Canadá e Austrália oferecem essa disciplina para estudantes que têm curiosidade e querem saber mais sobre a ciência do universo sideral.

Em geral, essa disciplina tem o objetivo de capacitar os alunos para desenvolverem e aplicarem conhecimentos da astronomia em matérias como física, química, ciências, matemática, história e meio ambiente, o que pode ser um destaque e tanto em uma aplicação para uma faculdade internacional.

Talentos da arte em treinamento   

Independentemente do destino e escola escolhidos para o programa de ensino médio no exterior, existem muitas chances de o aluno ter a oportunidade de desfrutar de uma grade curricular muito privilegiada no campo das artes.

Além de aulas de música e teatro, muitas escolas contam com verdadeiros centros de capacitação para futuros artistas, com estúdios de artes plásticas, fotográficos e de filmagem. As aulas podem incluir ainda temas como fotografia e filmagem, maquiagem, figurino, técnicas de iluminação, desenho, design e arquitetura.  Não importa qual seja a aptidão artística do estudante, definitivamente, ele encontrará neste programa uma oportunidade especial de colocá-la em prática.

Quer saber mais sobre os programas de High School oferecidos pelo STB? No nosso site, você encontra mais informações sobre os destinos e cursos de ensino médio no exterior, além de poder solicitar o contato de um dos nossos especialistas por WhatsApp!