DESTINOS

É MODA EM TÓQUIO

Dá até pra se vestir de Pikachú.

Published

on

Quando pensamos em vestimentas típicas do oriente logo imaginamos quimonos floridos feitos de seda pura, né? Pois está na hora de desconstruir os estereótipos.  No Japão do século XXI a moda é outra – bem mais urbana e extravagante! Uma mistura infinita de cores, cortes, texturas, estampas e materiais que vieram para romper de vez com os padrões de uma sociedade tradicionalmente conservadora.

A nova tendência surgiu no final dos anos 1980, quando os jovens enxergaram na moda uma forma de se libertar da homogeneização imposta pelos quimonos e uniformes clássicos – cuja existência sempre esteve atrelada à perpetuação da noção de coletividade e igualdade entre os japoneses.

Remando contra essa corrente (e fazendo questão de manifestar toda a sua individualidade), a nova geração japonesa deu o pontapé inicial em uma ‘revolução fashion’ que começou em Tóquio, se espalhou pelo país e rapidamente conquistou também o mundo ocidental. Nicki Minaj e Gwen Stefani que o digam, né? 

Dinâmica e cada vez mais cheia de atitude, a moda japonesa está sempre se reinventando.  Abaixo, listamos quatro dos inúmeros estilos que fazem parte dela. Confere aí:

1. Lolita

O estilo nostálgico (que busca inspiração nas roupas infantis do Rococó e da Era Vitoriana) é caracterizado por saias rodadas na altura dos joelhos, anáguas, meias ¾, sapatos boneca, laços e muuita renda. Nos cabelos, que costumam ser cacheados, a presença de um acessório é indispensável. Também é interessante observar que o look procura mostrar o menos de pele possível – e que há uma enorme preocupação com a qualidade dos tecidos.

2. Decora

Sobreposições de casacos e meias; mistura de estampas e texturas; pulseiras, colares, óculos, adesivos, bolsas e tudo mais que você possa imaginar… A marca registrada deste estilo é a decoração em excesso! Geralmente, são utilizados três pares de meias ao mesmo tempo – todos com cores e estampas diferentes.

Na cabeça, os cabelos coloridos são dominados por adereços e presilhas em formatos variados e, nas roupas, a predominância da cor rosa caracteriza este estilo divertido. Destaque para as bolsas das garotas, que costumam fazer referência a personagens infantis!

3. Kigurumi

O nome vem da junção de duas palavras japonesas: Kiru (vestir) e Nuigurumi (bichinho de pelúcia). É por isso que quem adere ao Kigurumi usa aqueles macacões fofinhos chamados onesies  – com direito a orelhinhas e tudo! Tem para todos os gostos: pandas, raposas, gatos, ursos, unicórnios e até personagens queridinhos das animações, como o Pikachu e o Stitch. Ou seja, uma invejável mistura de fofura e conforto. Ou vai dizer que você nunca quis sair de casa de pijama?

4. Gyaru

Alinhada aos padrões de beleza ocidentais e repleta de subestilos (como o Kogal, o Yamamba e outros), a moda Gyaru representa uma grande quebra com os estereótipos de beleza e paradigmas japoneses. Em suas adeptas, a pele clara dá lugar a tons mais escuros (alcançados com bronzeamento artificial e maquiagem), enquanto os cabelos, naturalmente pretos, são substituídos por fios loiros.  Além disso, lentes de contato especiais e cílios postiços ajudam a “aumentar” os olhos, conferindo-lhes um efeito mais arredondado.

Quando o estilo surgiu, por volta dos anos 1990, as Gyaru também chocavam por utilizar saias acima dos joelhos e por atribuir pouco (ou nenhum) valor às instituições como o trabalho, a escola e o casamento – tão importantes para a comunidade nipônica.

Visitou Tóquio e se deparou com um estilo que não foi listado aqui? Escreve pra gente!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile