Documentando seu intercâmbio | Anotações

Published

on

Seguindo o tutorial com dicas de como documentar seu intercâmbio apropriadamente e sem perder (ou esquecer) nenhum detalhe da viagem, vou contar um pouco sobre a importância de fazer anotações e lembretes.

Falei aqui nesse post anterior sobre fotografias, com dicas relacionadas desde a compra do equipamento apropriado, como também como tirar fotos e onde guardá-las depois.

Outro ponto super importante de toda a boa documentação são as anotações. Elas podem tomar diferentes formas, seguindo o estilo de cada um. Podem ser desenhos e rabiscos sobre um lugar, textos como em um diário ou mesmo bullet points para lembrar somente o essencial.

Independentemente do formato, é super importante anotar o dia-a-dia do nosso intercâmbio e os nossos lugares favoritos. Tanto porque não podemos confiar 100% que nosso cérebro se lembrará de tudo isso, como também para ter sempre a mão dicas para dar para nossos amigos e conhecidos, quando eles viajarem para um desses lugares ou iniciarem seu próprio intercâmbio.

Organizar tudo de uma vez só leva tempo e paciência, portanto montar um template de como irá colher e organizar essas informações ajuda muito. Assim, sempre que quiser lembrar de algum lugar, é só recorrer ao seu ‘template’ (seja ele um caderno, um arquivo ou um site) e adicionar seu novo favorito.

 

Blog: seu diário virtual

Diários de viagem são ultra comuns e conhecidos, existem até cadernos temáticos criados especialmente em um formato de um diário de viagem. Porém diários físicos são pessoais e individuais.

Blogs são plataformas de publicação na internet ultra fáceis de se criar. Não é necessário saber programar código para criar um blog. Assim como você cria uma conta no Facebook ou um novo email, você pode criar um novo blog. A parte bacana da criação de um blog como diário de viagem é poder compartilhar suas experiências com sua família e amigos.

Além de ter um registro da sua viagem, você continua mantendo contato com seus conhecidos por meio do seu blog, que podem comentar seus posts.

Os seus posts no blog não precisam ser apenas, necessariamente, na forma de um antigo diário e sim, podem ser posts com dicas e suas impressões pessoais sobre a cidade do seu intercâmbio. O blog STB Friends é um exemplo disso, aqui você tanto fica sabendo como está sendo nosso intercâmbio, o que estamos achando e fazendo, como também sabe mais sobre as cidades que estamos vivendo.

Para criar seu blog eu recomendo a plataforma de publicação WordPress, em que você pode se cadastrar gratuitamente aqui.

 

Lembre-se de todos os lugares que visitou usando o Foursquare

O Foursquare é uma rede social onde você avisa seus amigos onde você está e também pode ver onde seus amigos estão. Porém, a funcionalidade não termina aí… É possível deixar dicas em seus lugares favoritos e ler as deixadas por outros usuários, receber descontos por usar o aplicativo, encontrar lugares bacanas ao seu redor usando o GPS do seu celular, entre muitas outras funcionalidades.

Fazer o ‘check-in’ pelo Foursquare nos lugares que você vai, faz com que o programa monte, automaticamente, um histórico do seu dia. Esse histórico é facilmente consultado através do seu perfil do Foursquare na internet. Assim, não é mais necessário anotar os lugares que você gostou, o Foursquare faz isso para você e esquecer o lugar ou nome de um lugar vira coisa do passado.

Além de ser uma ótima forma de guardar os lugares que conheceu, também é muito útil na hora em que seus amigos te pedem indicações de coisas bacanas para se fazer em determinada cidade.

Na minha viagem para a Europa, por exemplo, usei o Foursquare para informar os meus passos da viagem como #STBFriend e depois também usei na hora de escrever os posts, para lembrar de todos os lugares que visitei.

 

Papéis pelo caminho: Mapas e Folhetos

Quando eu chego em um lugar novo, a primeira coisa que faço é ir para o lobby do hotel (ou se não estou em um hotel, encontrar um hotel e ir para o lobby) e pegar diversos dos folhetos que atrairem meus olhos. Nos Estados Unidos, esses mapas, folhetos, ou literaturas são super úteis como forma de orientação das principais atrações turísticas e atividades de uma cidade. Todas as cidades – por menores que elas sejam – oferecem esse tipo de orientação para os turistas.

Além de informarem sobre os arredores para podermos nos planejar, esses folhetos são uma ótima forma de guardar recordações sobre os locais que você visitou em uma viagem. Mas se você é uma pessoa que não curte guardar um bocado de papel, ainda existe uma outra divertida saída.

Você pode começar um scrapbook, recortando os folhetos e fazendo montagens dos lugares que você visitar. É bem facinho e no final você tem uma página (ou mais) para cada momento importante da sua viagem.

 

Sketchbook: deixe sua imaginação te guiar

Outra forma artística e super bacana de documentação são os sketchbooks. Sketchbooks nada mais são do que cadernos de desenhos e rabiscos, onde você escreve e desenha livremente o que quiser. Um sketchbook é um espaço espontâneo que você tem e que não depende de nenhuma relação de tempo como em um diário.

Artistas usam seus sketchbook como rascunho de ideias. Entre na rotina de atualizar um sketchbook. Carregue-o com você e sempre que sentar-se para observar o ambiente, seja em um café, em um museu ou mesmo no banco do parque, rascunhe o seu redor. Faça anotações sobre aquele momento, anote memorandos para você mesmo sobre onde está e como está se sentindo.

 Ariel Elizabeth

Os sketchbooks mais famosos são os da marca Moleskine (esse especial para Nova York) que podem ser adquiridos em qualquer livraria ou papelaria nos Estados Unidos, porém qualquer caderno vale como seu ‘livro de rascunhos’.

 

Conclusão

Eu, particularmente, adoro carregar comigo um caderno de anotações que acabo usando para tudo, desde rascunhar ideias, como lembrar de coisas bacanas para se fazer.

Também uso o Foursquare mais que bebo água, marcando cada lugar que vou para poder me lembrar depois. Algo super bacana que foi criado para ser utilizado com o Foursquare é o Timehop, um serviço onde, diariamente, você recebe um email com a compilação de tudo o que você fez naquele mesmo dia no ano passado. É um dos serviços mais bacanas que eu já testei e super indico adicionar. É super legal receber um email com os lugares que você visitou e saber onde você estava no ano passado, ainda mais para intercambistas!

Não importa a forma que decida documentar seu intercâmbio, o importante é apenas documentá-lo! E se for da maneira mais organizada e prática possível, melhor. É bom ter às mãos as informações sempre que precisar e também algo bacana para você olhar, rever e compartilhar, lembrando desses dias tão importantes para você.

Acompanhe o meu intercâmbio por Nova York, assim como dicas sobre a vida de intercambista e a cidade de Nova York, aqui pelo blog #STBFriends ou pelo meu Twitter: @baunilha!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.