Aprender inglês fazendo intercâmbio, qual o tempo ideal?

Published

on

Ouço tanto essa pergunta que resolvi fazer um post inteiro dedicado a ela.

A resposta certa para quem pergunta sobre o tempo para aprender inglês fazendo intercâmbio é: DEPENDE. Mas sei que não é isso que vocês querem ouvir, então vou tentar dar algumas dicas e exemplos para vocês terem uma ideia de como a coisa funciona por aqui.

Quando você estuda em uma escola de inglês em outro país, você conhece muitos outros estudantes que estão exatamente na mesma situação que você: estudando uma língua diferente em um país desconhecido. Mas isso não quer dizer que vocês vão aprender inglês igual e no mesmo período de tempo só porque estão na mesma escola e no mesmo nível.

Tem alunos que estão lá porque os pais pagaram a viagem mas eles querem mais é aproveitar a cidade e a badalação.

Outros querem entrar em uma universidade mas precisam passar no IELTS por exemplo, que é um dos testes que algumas universidades exigem. Poucos deles são 100% dedicados, mas talvez esse seja o segredo para aprender inglês e avançar os níveis rapidamente. Estão prontos para as dicas?

Aprendendo inglês em intercambio em Londres

  • Para aprender inglês: pratique, pratique, pratique!

Esse é um dos conselhos que você mais deve seguir. Falar inglês às vezes cansa, mas aqui a gente é obrigado a falar e quanto mais falar, melhor.

Tem horas que a gente precisa explicar algo para alguém na hora de pedir uma informação simples e é aquele sofrimento todo para pensar na melhor maneira de perguntar. A gente forma a frase inteira na cabeça e quando chega para perguntar se embanana todo, fala um inglês enrolado e fica nervoso…

Mas gente: CALMA! Isso é normal. Estamos aprendendo inglês e ter paciência é imprescindível nessa hora. Não adianta deixar de falar certas coisas porque você não sabe falar direito. O fato de não saber falar deve nos motivar a falar cada vez mais e, se for possível, devemos pedir para a pessoa com quem estamos falando nos corrigir quando estivermos errados.

Fuja de brasileiros como o diabo foge da cruz!

Esse é um dos conselhos que eu mais ouvi antes de vir pra cá e tenho certeza que se você está prestes a estudar inglês em outro país também ouve muito. Mas sabe por que a gente ouve muito? PORQUE É MUITO NECESSÁRIO.

Nós brasileiros somos sociais com todo mundo, conversamos, abrimos o coração para quem não conhecemos… E quando achamos alguma semelhança com outra pessoa, vamos logo abrindo a boca para puxar um assuntinho básico.

Mas a gente não pode esquecer que estamos aqui para aprender inglês e falar português não vai ajudar em nada. Por mais que você fale para o seu amigo brasileiro que vocês só podem conversar em inglês, o cansaço vai vencer e quando vocês menos esperam já estão falando português.

Então simplesmente aceite que você está em outro país e esqueça um pouquinho a sua língua nativa.

Faça amigos que tenham o inglês como primeira língua

Ótimo, você está fugindo dos brasileiros mas só conhece estrangeiros como você. Isso já é meio caminho andado pois vocês tem que conversar em inglês obrigatoriamente. O problema é que eles são como você: também não sabem falar inglês direito e muitas vezes cometem os mesmos erros que você comete.

É ótimo que vocês estejam se fazendo entender, mas nada se compara a falar inglês com alguém que fala inglês de verdade. Peça para seu amigo inglês te corrigir sempre que você falar algo errado e capriche nas mímicas pois você vai precisar bastante delas!

Rebiscoito ao lado de seu amigo, Mike

Esse é o Mike! Nos conhecemos no Twitter um pouco antes deu chegar em Londres e viramos amigos desde então. Ele sempre me ajuda corrigindo o meu inglês e aprontamos altas aventuras juntos como por exemplo essa festa onde as pessoas se pintavam com canetinha!

Tente ler o jornal todas as manhãs

Essa é uma prática muito comum aqui em Londres. Todo mundo no metrô lê jornal, o tempo todo, pois o sinal de celular não pega e eles não gostam de interagir muito com os outros.

Portanto, pegue um dos jornais gratuitos que o metrô distribui diariamente e tente ler as reportagens para treinar o seu inglês.

Dicionário enquanto isso: ESQUEÇA. O vocabulário do jornal é super difícil e muitas palavras ou expressões que eles falam você não vai achar no dicionário, fora que isso vai tornar a sua leitura super cansativa. Você pode tentar entender as notícias de acordo com o contexto e tirar algumas dúvidas com seu professor depois da aula!

→ Se você seguir a risca todas essas dicas, tenho certeza que seu inglês vai decolar muito mais rápido que o inglês dos seus colegas de classe.

Nós brasileiros já estamos na vantagem pois estamos acostumados a ver filmes e séries em inglês, portanto temos um ouvido muito bom e uma noção de sotaque bem melhor que os japoneses, coreanos, chineses, espanhóis e muitos outros que fazem intercâmbio como a gente. Use isso a seu favor e termine seu intercâmbio com um inglês bem melhor do que você esperava!

Agora que você já está ciente que aprender inglês requer dedicação, descubra quais são os melhores destinos para intercâmbioe aproveite essa experiência.

Sobre a minha experiência

Já fiz 3 meses de inglês e sinto que meu inglês está muito melhor do que quando eu comecei. Entrei no nível Pre Intermediate e já avancei 3 níveis. Fui para o Low Intermediate, depois pro Intermediate e agora estou no Upper Intermediate, prestes a ir para o Advanced.

Acho que 4 meses de inglês vão me ajudar bastante a falar inglês fluentemente, mas praticar fora da escola com certeza está sendo fundamental para o meu aprendizado. Raramente falo com os 3 alunos brasileiros que estudam na minha escola e não sou tão amiga do pessoal de lá, inclusive os alunos estrangeiros.

Como a minha escola fica meio longe de onde eu moro, resolvi cultivar amigos perto de casa, o que é bem melhor pois eles são mais velhos e tem mais a ver comigo. Fora que a maioria já é formado ou está fazendo faculdade aqui, ou seja: tem o inglês melhor do que a galera da minha escola. Acho que esse é um dos maiores motivos pelo qual meu inglês está deslanchando de vez 😀

Update: hoje é dia 22/11 e faltam 2 semanas para meu curso acabar. Tive a feliz notícia de que consegui atingir a minha meta: fui para o nível avançado que é o nível mais alto da minha escola. Estou super feliz!!! A próxima meta é: falar inglês fluentemente e conseguir me aprofundar em conversas do meu interesse. Mas essa meta vai demorar um pouquinho mais para alcançar. ;D

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.