DESTINOS

DIA MUNDIAL DO ROCK: DESTINOS PARA FÃS DE MÚSICA

No dia que é celebrado o rock, conheça destinos que marcaram a história do ritmo ao redor do mundo!

Published

on

O Brasil escolheu o dia 13 e julho para celebrar o Dia Mundial do Rock. A data homenageia o Live Aid, megaevento que aconteceu no estádio de Wembley, em Londres, neste mesmo dia em 1985.

Como sabemos que música e viagem são um match perfeito, resolvemos celebrar o Dia Mundial do Rock com uma lista de destinos incríveis para quem é fã de música conhecer. Confira!

LONDRES

ob_18882e_david-bowie

Durante muitos e muitos anos, para uma banda fazer sucesso no mundo inteiro, primeiro, ela tinha que estourar na cena musical britânica. Nesse mood, foi na terra da Rainha que bandas como Beatles, Rolling Stones, The Who, Queen, Led Zeppelin, Pink Floyd e Sex Pistols, além de cantores como David Bowie, despontaram para as paradas de sucesso – embora não tenha sido exatamente em Londres que muitos desses artistas começaram.

dia-mundial-do-rock-ramonesNOVA YORK
Nova York é uma cidade icônica para quem gosta de música. Inúmeros cantores da cena pop começaram suas carreiras por lá, mas a Big Apple também serviu de cenário para incríveis histórias do rock.

Entre as mais famosas está a da casa de shows CBGB. Berço do punk rock, foi lá que bandas e artistas como Velvet Underground, The Stooges, The Ramones, Elvis Costello, Patti Smith e Blondie começaram.

Com paisagens inesquecíveis e o skyline mais fotografado do planeta, a cidade também emprestou sua beleza à capa de álbuns importantíssimos do Led Zeppelin, Kiss e Bob Dylan, entre outros. Definitivamente, não foi por acaso que muitos artistas ingleses, John Lennon e Bob Dylan, por exemplo, escolheram NYC para chamar de lar depois da fama.

SEATTLE

Seattle é uma cidade realmente impressionante. Além de ter despontado como hub tecnológico e corporativo – Boeing, Microsoft, Amazon e Starbucks são apenas algumas das empresas que têm sedes por lá, ser a região mais alfabetizada dos EUA e estar pertinho de Vancouver, no Canadá, a cidade foi berço de um dos maiores movimentos do mundo da música: o grunge.

dia-mundial-do-rock-nirvana

Foi na cidade que nasceram bandas icônicas não só para o rock, como Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains e Soundgarden, entre outras. Como se não bastasse essa contribuição de peso para a música, Jimi Hendrix e Macklemore, um dos principais rappers da atualidade, também nasceram em Seattle.

SYDNEY

dia-mundial-do-rock-acdcA Austrália também teve colaborações significativas para a história do rock. Um dos destinos aussie que mais exportou talentos para o mundo da música foi Sydney. Por lá, surgiram bandas como o AC/DC, INXS, Midnight Oil, Nick Cave e, mais recentemente, o som alternativo do Silverchair e do Jet, que embora tenha encerrado suas atividades em 2012, ainda continua tocando nas rádios do mundo todo o hit “Are You Gonna Be My Girl”.

LIVERPOOL E MANCHESTER

Outras cidades inglesas que merecem menção honrosa são Liverpool e Manchester. A dupla aparece junta nesta lista por ter uma rivalidade histórica: desde a década de 1960, as cidades, que ficam ao norte de Londres, disputam os holofotes em áreas como o futebol e, claro, a música.

O primeiro destino dispensa comentários por ter sido o marco zero de uma das maiores bandas de todos os tempos: os Beatles. Pela cidade, é possível relembrar os passos do quarteto, além de visitar lugares que marcaram a carreira da banda – Cavern Club – e que nomearam canções emblemáticas, como a rua Penny Lane, o orfanato Strawberry Field e a igreja onde está a lápide de Eleanor Rigby.

dia-mundial-do-rock-beatles

Mas nem só de Beatles vive Liverpool. A cidade também presenteou o mundo com outras estrelas, entre elas, o cantor Elvis Costello e a banda Echo & the Bunnymen.

Se Liverpool dominou o mainstream da música britânica até a década de 1970, nos anos 1980 e 1990 só deu Manchester. Foi nessa época que o The Smiths despontou para o mundo, seguido por uma onda apoteótica de britpop, capitaneado por bandas como Stone Roses e, mais tarde, Oasis.

Quer saber como conhecer melhor ou até mesmo fazer um curso em um desses destinos? Fale com um especialista em intercâmbio!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.