A quinta #STBFriend a compartilhar sua história de transformação após uma temporada de estudos no exterior é a atriz, diretora e produtora Sabrina Percario, de 36 anos, que fez mestrado em atuação para cinema (Acting for Film) na New York Film Academy.
Prêmios e sucesso em Los Angeles
“Estudei teatro no Teatro Escola Célia Helena e trabalhava como instrutora da Casa do Teatro e como professora do Célia Helena. Em 2013, fiz as audições para a New York Film Academy e consegui bolsa.
Aí entrou o STB para me ajudar com tudo e intermediar toda a papelada para a inscrição. A Flávia, da Faria Lima cuidou de mim. Ela me ajudou com carta de recomendação, com o TOEFL, passaporte, visto, ajudou com matrícula, boleto.
Abri mão de tudo que eu tinha, pedi demissão do trabalho, juntei dinheiro, encontrei um apartamento nos Estados Unidos e, em setembro de 2014, comecei meu mestrado em Los Angeles, que acabou em janeiro de 2016.
Como é o curso da New York Film Academy
A NYFA é bem hands on, eles são bem práticos e têm parceria com a Universal e Warner Bros. A cada semestre, a gente grava um curta que é produzido, dirigido e gravado na Universal. A gente tem experiência de vivenciar os estúdios, vê palestras com celebridades – vi até um seminário com o Al Pacino.
No último semestre, você tem a experiência de fazer um curta. Eu optei por não dirigir o meu pra focar na direção, mas eu o co-dirigi e escrevi o roteiro. Encerrei o curso de atuação para cinema com a produção de um filme inspirado em fatos verídicos chamado ‘Julia’, um tributo à minha mãe, que faleceu em 2014.
Prêmios em Los Angeles
Com este curta, ganhamos o prêmio de Melhor Atriz pela United International Film Festival e de melhor curta-metragem pelo Los Angeles Independent Film Festival Awards.
Fui indicada também a melhor música original pela trilha sonora que fiz em parceria com um brasileiro – foi a primeira composição no piano que fiz -, além do prêmio de melhor curta no Lansdale Film Festival.
Desde que cheguei aqui, em 2014, fiz mais de 25 curtas e alguns deles ganharam prêmios. O ‘Angústia’ ganhou três prêmios – curta, direção e trailer.
Em menos de um ano, recebi esses prêmios pela minha tese de mestrado, fiz dois longas e consegui atuar em filmes que não eram mais envolvidos com estudantes. Minha inserção no mercado foi muito rápida, e já recebi um convite pra trabalhar como produtora executiva fazendo um reality show.
Networking e aprendizado na NYFA
O que eu agradeço à NYFA é esse link que eles fazem com atores e cinematógrafos. Aprendi tudo que envolve por trás das câmeras, entendi todo o universo do cinema. Como produtora, eu aprendi muito sobre esse universo e, como atriz, melhorei muito, porque entendi o que acontece entre um take e outro.
A NYFA oferece o OPT (Optional Practical Training), e ele serve por um ano. Neste período, você pode trabalhar legalmente nos Estados Unidos, mas sempre na sua área. Uma vez por mês, você envia um relatório pra eles, e esse relatório é enviado ao governo pra comprovar que você está trabalhando na área.
Pra mim, a NYFA é uma escola que me inseriu no mercado, me deixou bem preparada, me deu um portfólio rico, inclusive curtas que foram pro IMDB, mesmo como aluna.
Transformação de vida
Esta experiência mudou minha vida, abriu minha cabeça pro mercado. Quero seguir como atriz, mas estou aberta a trabalhar como diretora, produtora, e isso reafirmou como eu quero estar envolvida com cinema, além de me deixar preparada pro mercado.’
Quer se preparar para um mestrado nos Estados Unidos ou fazer um curso de atuação, roteiro ou filmagem em uma das melhores instituições de cinema do mundo? Converse com um consultor STB e tire todas as suas dúvidas sobre os programas!