As discretas reentrâncias naquela pedra podem até passar despercebidas por quem caminha pelo Jardim Botânico de Sydney. Mas e se a gente disser que a rocha foi cavada por prisioneiros reais em 1810 para que a esposa do governador pudesse observar a chegada dos navios sentada ali? Parece mais interessante, não?
Pois é! Visitar um ponto turístico sabendo de curiosidades históricas, nerds, religiosas e arquitetônicas a seu respeito podem tornar a experiência bem mais especial – cativando até quem prefere passeios mais insiders. Por isso, este post traz informações exclusivas sobre as principais atrações de Sydney, nossa cidade tema deste mês. Não dá pra perder, principalmente se ela estiver na sua lista de destinos para 2017. Olha só:
Blue Mountains
• A região das Blue Mountains deve seu nome a um processo natural que acontece quando a luz do sol entra em contato com as gotículas liberadas pelos eucaliptos, deixando a névoa da região mais azulada.
• A formação rochosa das Três Irmãs é protagonista de uma lenda milenar aborígene. Segundo ela, um feiticeiro da tribo Katoomba decidiu transformar três irmãs que se apaixonaram por guerreiros de uma tribo inimiga em pedras até que a batalha entre eles terminasse. O problema é que o próprio feiticeiro acabou sendo assassinado durante a luta e, como era o único capaz de reverter o feitiço, as três permaneceram assim até hoje.
Bondi Beach
• Pode parecer meio doido mas, durante o inverno, a praia de Bondi recebe uma pista de patinação no gelo. Então, se você estiver por aqui durante a estação, não perca a oportunidade única de patinar com vista para o oceano!
• Outra atração inusitada por lá são as piscinas públicas preenchidas com água do oceano. O que há de tão diferente nisso? Elas ficam no meio do mar!
Harbour Bridge
• Um passeio com cerca de 3 horas de duração (e mais de 1300 degraus!) permite escalar o arco da Harbour Bridge, um dos principais cartões postais da cidade. A expedição, que é acompanhada por profissionais, pode ser feita durante o dia e também ao entardecer. Já imaginou ver o pôr do sol lá de cima?
Sydney Tower Eye
•São necessários dois dias inteiros para limpar todas as mais de 400 janelas da Sydney Tower.
• Quem faz o serviço é uma máquina conhecida como Charlie, que filtra e reutiliza a água.
• O maior edifício da cidade tem 250m de altura e é considerado o segundo mais alto observatório do hemisfério sul (perdendo apenas para a Sky Tower, em Auckland).
• Se os 56 cabos de aço que estruturam a construção fossem enfileirados, eles iriam de Sydney até a Nova Zelândia.
***
Você encontra estas e (muitas!) outras curiosidades no nosso aplicativo, disponível para Andoid e iOS. Corre pra baixar! É de graça ;)