Curiosidades engraçadas e bizarras sobre Barcelona

Published

on

Passar 10 dias em Barcelona foi o suficiente para notar que a cidade é um tanto quanto maluca. Achei que a gente via coisa estranha em São Paulo, mas aqui vi e ouvi cada história que precisei escrever um post inteirinho sobre isso!

1- Cocô de Natal

Sei que não estamos em época de natal nem nada, mas essa curiosidade foi uma das mais bizarras então ela tinha que estar no post. Os catalães tem uma tradição no natal que é bem diferente da nossa. Vai vendo: ao invés de papai noel, eles tem um tronco cagão! Isso mesmo! hahaha… As crianças escolhem um tronco bem grande, desenham uma carinha nele, cobrem com um cobertor e antes da data do natal vão enchendo de coisas dentro tipo doces e presentes… E passam essa época cuidando e ‘mimando’ o tronco para, no dia do natal, fazer algo bem inusitado com ele. Chegada a hora, as crianças começam a bater no tronco com paus e quebrar ele em pedaços, até que ele ‘cague’ todos os presentes de natal. E sim, a palavra é ‘cagar’ mesmo, pois enquanto eles batem no tronco, eles tem até uma musiquinha que fala para o tronco cagar. A tradição é chamada de ‘Tió de Nadal’ e se vocês procurarem no Google vão achar mais informações sobre isso!

Foto via

2- Os paquistaneses, as rosas e as cervejas de bueiro

Assim como temos os indianos em Londres, aqui em Barcelona está cheio de paquistaneses. Se você sai a noite no centro para ir a algum bar ou balada, as ruas ficam cheias deles oferecendo cerveja e entrando nos restaurantes para venderem rosas. Uma coisa que comecei a reparar era que as cervejas que eles carregavam estavam SEMPRE geladas sendo que eles não tinham um isopor com gelo ou algo para manter a temperatura… Daí meus amigos daqui disseram que eles guardam as cervejas nos bueiros e as vezes dentro dos lixos e eu fiquei morrendo de nojo! Confesso que não acreditei muito até que vi um deles abrindo a portinha de um bueiro pequeno e tirando um engradadinho de cerveja lá de dentro. Portanto, se quiserem comprar, é bom lavar a latinha antes de tomar! hahaha. Mas o mistério da cerveja estar sempre gelada, ainda não consegui desvendar.

3- Situações inusitadas e gente louca

Não sei o que anda acontecendo na minha viagem: se tenho dado sorte ou a cidade é assim mesmo, mas já vi e vivi situações muito loucas até agora! Um velhinho tentando xavecar um garoto japonês no ônibus, um irlandês mal educado me dando um fora na balada sendo que eu nem queria ficar com ele, uma velha bêbada na rua abaixando as calças para fazer xixi como se estivesse dentro de um banheiro… E assim vai indo! Barcelona é cheia de detalhes e parece que coisas mágicas acontecem aqui. Ás vezes você está andando nas ruas do centro e do nada passam uns caras com um peixe gigante na mão, daqueles que deveriam estar num carro alegórico, e entram numa porta de um prédio normal. Ou você vê aliens sendo fotografados na rua. Juro, queria poder gravar todas essas cenas malucas para mostrar pra vocês!

4- A sesta

Isso acho que acontece na Espanha inteira, mas eu não sabia que era por tanto tempo. A tarde, depois do almoço, por volta de 14h, as lojas estão quase todas fechadas. Eu achei que essa sesta durava uma horinha, mas a verdade é que os comerciantes dormem até umas 5 da tarde! Só voltam a abrir as lojas nesse horário e costumam ficar abertos até umas 20h. Louco, não? A sesta dura 3 horas e se pensarmos nisso no Brasil, por exemplo, é completamente absurdo. Perdemos boa parte do dia dormindo, mas aqui é super normal. O ruim é quando você precisa ir na lojinha comprar alguma coisa e esquece da sesta, daí chega lá num dia de semana comum e a loja está fechada. Ai, que raiva! hahaha

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile