INTERCÂMBIO

TUDO SOBRE O PROGRAMA AU PAIR

Quer saber como funciona o programa de Au Pair nos EUA? Confira neste post!

Published

on

Como ser Au Pair no Exterior

O Au Pair é um programa de trabalho nos Estados Unidos, voltado para mulheres com idade entre 18 e 26 anos. A experiência consiste em cuidar de crianças, vivenciar o dia-a-dia de uma família americana, estudar no exterior e ainda receber por isso!

O primeiro passo para quem deseja fazer o programa de Au Pair nos Estados Unidos é procurar uma das agências de intercâmbio STB para fazer uma avaliação de perfil e realizar um teste de inglês, que indicará se a candidata está apta a participar do programa.

Quais são os benefícios do Au Pair?

Potencializar a fluência do inglês, adquirir uma valiosa experiência de trabalho no exterior, construir conexões com pessoas de diversas nacionalidades, além de aprender mais sobre o estilo de vida de quem mora nos EUA são apenas alguns dos muitos benefícios.

A experiência de viver e trabalhar no exterior, aprendendo sobre uma nova cultura e em um contexto profissional diferente também é um destaque para o currículo das participantes. 

VOCÊ PODE GOSTAR: SER AU PAIR NOS EUA PODE ALAVANCAR SUA CARREIRA

 

Qual a idade necessária para ser Au Pair nos Estados Unidos?

Para participar do programa é necessário ter entre 18 e 26 anos.  No entanto, candidatas com mais de 20 anos costumam conseguir uma colocação profissional mais rápida, pois muitas famílias consideraram que, nesta idade, as candidatas têm mais experiência na direção, caso tenham tirado carteira de habilitação aos 18 anos. 

É importante lembrar que, nos Estados Unidos, a maioridade é considerada a partir dos 21 anos, o que também deve ser levado em consideração por quem pretende aproveitar os períodos de folga para explorar os Estados Unidos com mais autonomia.

Qual é o nível de inglês exigido para trabalhar como Au Pair?

nível de inglês exigido para ser Au Pair é intermediário. A candidata deve conseguir se comunicar sem dificuldades, mas a gramática não precisa ser perfeita.

É necessário que a candidata consiga se comunicar bem o suficiente para fazer a entrevista com as famílias e, posteriormente, realizar as atividades rotineiras em inglês.

Também é importante lembrar que, ao chegar aos Estados Unidos, a  Au Pair não será apenas responsável por si mesma, mas também pelas crianças. Portanto, conseguir se comunicar é fundamental.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA DE AU PAIR NOS EUA! 

Qual tipo de visto é necessário para ser Au Pair nos EUA?

Para trabalhar legalmente como Au Pair nos Estados Unidos, as candidatas precisarão solicitar o visto americano J-1. Esse visto só pode ser solicitado por meio do intermédio de agências autorizadas a vender o programa de Au Pair, como a agência de intercâmbio STB.

É necessário ter experiência para ser Au pair nos Estado Unidos? E se eu não tiver?

Para participar do programa, é obrigatório que as candidatas comprovem, no mínimo, 300 horas de experiência com crianças – e familiares não podem ser considerados. As referências das candidatas serão checadas pelos especialistas STB, que entrarão em contato para confirmar a veracidade das informações apresentadas pela candidata.

Quem não tem experiência com crianças pode começar a se programar com um ano de antecedência. Uma dica é procurar por estágios em creches e ONGs para as quais possa oferecer o seu trabalho de maneira voluntária. Além de ajudar quem precisa, este será um grande teste sobre o quanto gosta de lidar com crianças, pois esta é uma das características mais importantes para participar do programa.

A carteira de habilitação é obrigatória?

O programa Au Pair nos Estados Unidos exige que as candidatas tenham carteira de motorista nacional e internacional, além de prática na direção.

Isso acontece porque uma das responsabilidades da Au Pair é levar as crianças para a escola e para atividades do dia a dia, o que geralmente é feito de carro (a maioria das famílias mora nos subúrbios e as escolas costumam ficar distantes das residências).

Quais são as responsabilidades da Au Pair, além de cuidar das crianças?

A Au Pair será responsável por todas as atividades relacionadas às crianças, que podem envolver arrumar o quarto, lavar e passar as roupas delas, preparar e servir o jantar, além de ajudá-las com a lição de casa, levar para a escola, cuidar atividades extras etc.

Como integrante da família americana, a Au Pair também pode entrar na divisão das tarefas domésticas da casa. Além disso, a participante do programa tem a obrigação de estudar para manter o seu visto válido.

Ela também deve participar ativamente da vida familiar, convivendo com os pais e participando das atividades propostas.

Qual é o salário de Au Pair? Dá para viver bem com este salário?

salário de Au Pair nos Estados Unidos é de, em média, USD 195,75 por semana. Como não têm custos com alimentação e moradia, as profissionais acabam economizando com essas despesas, que costumam ser as que mais pesam no orçamento.

Mas é claro que o estilo de vida e a maneira como cada pessoa escolhe gastar o seu salário também impacta diretamente no orçamento mensal. Por isso, aprender a administrar o dinheiro que recebe é parte do aprendizado do programa de Au Pair.

É possível estudar durante o período como Au Pair nos Estados Unidos?

A Au Pair é obrigada a estudar para concluir o programa com sucesso. O foco do programa é o trabalho, mas o componente estudo também é muito importante, pois se ela não cumprir os créditos necessários não receberá o certificado de conclusão do programa.

Ela estudará nos momentos de folga e deve procurar cursos que se encaixem na rotina familiar.

A Au Pair pode escolher o curso? Como isso funciona?

A Au Pair escolhe o curso, mas ele deve estar de acordo com as regras da AuPairCare. Ao chegar nos Estados Unidos, ela deve procurar a coordenadora de área, que irá lhe instruir sobre os cursos mais adequados.

É possível trocar de família?

A troca de famílias só é permitida com autorização da AuPairCare e somente se os motivos forem avaliados como plausíveis.

Qual suporte a Au Pair terá quando estiver no exterior?

Todas as Au Pairs contam com uma coordenadora local responsável por intermediar o contato das profissionais com a organização do programa.

Ela faz o acompanhamento durante todo o período no exterior, ajudando a esclarecer informações e dúvidas que possam surgir ao longo do percurso.

Como é a rotina de trabalho de uma Au Pair? Existem dias de folga?

No contrato de Au Pair estão determinadas 45 horas de trabalho por semana. No entanto, os horários de trabalho serão definidos por cada família.

É direito da Au Pair ter um dia e meio de folga por semana e um final de semana inteiro por mês. Esses dias não precisam ser seguidos e as datas das folgas também serão determinadas em conjuto com a host family 

Qual é a duração do programa Au Pair? É possível estendê-lo?

O programa de Au Pair nos Estados Unidos tem a duração mínima de 12 meses. No entanto, as candidatas têm a opção de estender sua estadia por mais seis, nove ou 12 meses, sendo dois anos o tempo total permitido para viver nos Estados Unidos como Au Pair.

Esses meses não contabilizam o mês de férias que a Au Pair ganha para viajar ao final do programa.

Vale lembrar que a extensão do programa deve ser cumprida à risca por todo o período escolhido pela Au Pair. Ou seja, se ela optar por ficar mais seis meses nos Estados Unidos, não terá a oportunidade de estender o programa mais uma vez.

O mesmo vale para o caso de quem escolheu estender o programa por 12 meses, devendo cumprir o período até o fim.

Qual é o processo para me inscrever no programa de Au Pair do STB? Quanto eu devo pagar?

Basta comparecer a uma das agências STB para realizar os testes de aptidão. Os valores podem variar de acordo com o período em que o programa for comprado.  Atualmente, o programa custa USD 500.

Como funciona o processo de match com uma família? Eu posso escolher a família com quem vou trabalhar?

A candidata participará de um processo seletivo, no qual ela será escolhida pelas famílias que se interessarem pelo seu perfil. As host families realizam entrevistas por telefone ou Skype e, caso gostem, solicitarão o match.

No entanto, a candidata tem a opção de aceitar ou negar o match que foi solicitado. Ou seja, para que feche com uma família, é fundamental que os dois lados tenham 100% de certeza de que estão fazendo a escolha certa.

Quais perguntas devo fazer para a minha possível host family no momento da entrevista?

Na primeira entrevista, a candidata deve fazer perguntas sobre a família, sobre a região onde vai morar e sobre as crianças. Ela deve demonstrar sua experiência com crianças e também falar sobre o seu estilo de vida e objetivos com o programa. Também é importante se informar sobre quais serão as suas obrigações e quais as regras da casa, podendo avaliar, assim, se a família é a melhor escolha.

Fechei o meu match. E agora?

Depois que a candidata consegue um match, deve aguardar o número do DS 2019 sair no sistema para agendar a entrevista do visto. É importante lembrar que existe um prazo médio de dez dias para que o documento chegue ao escritório central do STB e, somente depois, ela será distribuído para as lojas.

Dependendo do tempo que ainda falta para o embarque, é interessante manter o contato com a host family até a data da viagem para começar a construir uma relação desde antes de o programa começar efetivamente.

Como será feito o application ?

O application é preenchido online, e os consultores STB ajudam neste processo. O objetivo do application é que a candidata se apresente para as famílias que estão em busca de uma Au Pair. Por isso, é importante citar a experiência com crianças, falar sobre as coisas que gosta de fazer e deixar claro quais são os objetivos como Au Pair. É necessário preenchê-lo com dedicação, lembrando-se sempre de que este é um application profissional.

Quanto tempo demora entre o envio do meu application e o primeiro contato da família americana?

O tempo pode variar de acordo com o perfil da candidata. A sugestão é que o application seja entregue pelo menos seis meses antes da data em que a candidata pretende embarcar. A média de espera para o primeiro contato de uma família com a candidata é de dois meses, mas isso pode variar de acordo com cada caso.

Como eu faço para preencher o formulário médico exigido pela AuPairCare?

A candidata deve marcar uma consulta com um clínico geral. O formulário deve ser preenchido e assinado pelo médico e, depois que estiver completo, deverá ser acrescentado ao documento de application digital. O objetivo deste formulário é provar que a pessoa está em condições físicas adequadas para embarcar para o programa de Au Pair nos Estados Unidos. 

Au Pair masculino: sou homem e quero fazer Au Pair. É possível?

De acordo com o regulamento do STB e da AuPairCare, o programa de Au Pair é oferecido apenas para candidatas do gênero feminino. Mas existem outros tipos de intercâmbio que podem ser feitos por homens, com o Work and Travel e Monitor de Acampamento. 

Se interessou e quer fazer um programa de intercâmbio Au Pair nos Estados Unidos? Fale com a gente 😉

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.