como-se-preparar-para-o-act.png

Como se preparar para o exame ACT dos Estados Unidos?

Por Team Hotcourses Brasil **

O American College Testing, mais conhecido como ACT, é uma das provas padrões reconhecidas nos Estados Unidos para estudantes que estiverem concluindo o ensino médio. O resultado neste exame pode ser usado como parte do processo seletivo holístico nas universidades americanas.

Similar ao propósito do vestibular brasileiro, o ACT testa os aprendizados e conhecimentos conquistados pelos alunos durante o colegial. O seu resultado serve para informar as equipes de seleção universitárias sobre o desempenho de cada candidato em áreas de conhecimentos diferentes.

A prova é dividida em quatro partes obrigatórias: Matemática, Inglês, Leitura e Interpretação, e Ciência, e resultará em uma nota de 1 a 36. Há também uma redação opcional que não interfere na nota final, apesar de algumas universidades a exigirem. O ACT considera apenas os acertos dos estudantes, sem subtrair pontos pelos erros – uma prática que era comum ao SAT, outra prova padrão norte-americana, antes de passar por uma reformulação em 2016.

Estudantes internacionais

Se você pretende estudar nos Estados Unidos, também precisará prestar a prova se ela fizer parte dos requisitos de admissão para o seu curso. Primeiramente, você deve se registrar no portal no site oficial da prova, chamado ACT Web, e seguir os passos para se inscrever. Durante este processo, você deverá selecionar a opção “in another country” (em outro país, em português) quando precisar informar onde você gostaria de prestar o ACT. Antes de selecionar local e data, é importante saber qual é o centro autorizado mais próximo de você.

Centros autorizados e datas da prova

O Brasil tem 14 centros autorizados de aplicação do ACT. Eles estão localizados em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Belém, Curitiba, Londrina, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador.

As datas oficiais para prestar a prova acontecem em alguns sábados dos anos, aproximadamente a cada dois meses. Cada centro brasileiro tem uma agenda própria, portanto, é importante checar esta informação diretamente com cada instituição. Você pode usar a ferramenta de busca do site oficial do ACT para encontrar o centro autorizado mais próximo de você.

Como se preparar para o ACT

Com quanta antecedência devo começar a me preparar?

“O ideal é que a preparação comece entre um a dois anos antes de o estudante ingressar na universidade”, aconselha Flavia Barbosa, especialista em Universidades no Exterior do STB. O próprio processo seletivo nos Estados Unidos começa com alguns meses de antecedência à data de início dos cursos (geralmente em março para o ingresso em agosto). Portanto, você deve ter sempre em mente os prazos finais da inscrição e também as datas de aplicação da prova durante o ano.

“Além disso, com tempo, o estudante pode se adaptar ao estilo da prova para ter melhores resultados”, diz Flavia. 

O que eu devo estudar?

As quatro seções da prova incluem algumas matérias específicas que devem ser estudadas:

·                    Matemática: álgebra I e II, geometria e trigonometria;

·                    Inglês: gramática, pontuação e estruturação de sentenças/frases;

·                    Leitura e Interpretação de Texto;

·                    Ciências: física, biologia e química.

Preciso cursar um preparatório ou posso estudar por conta própria?

Existem alguns formatos de cursos preparatórios para o ACT no Brasil e até mesmo cursos gratuitos e flexíveis disponíveis na web (o próprio ACT oferece materiais de preparação em seu site oficial, o ACT Online Prep, com diferentes durações e materiais, inclusive simulados reais). No entanto, a melhor forma para se preparar é fazendo um curso preparatório, principalmente no exterior.

“Como o ACT avalia o conhecimento adquirido pelo estudante durante seus anos no ensino médio, o aluno até pode estudar por conta própria. Porém, acredito que a melhor forma de se preparar para a prova é com cursos preparatórios para teste de proficiência no exterior, já que a experiência fora do país aumenta a segurança do aluno na hora da prova”, orienta a especialista em Universidades no Exterior do STB.

Como me preparar para o dia da prova?

As dicas para um dia de ACT tranquilo são as mesmas para qualquer outra prova importante.  “O ideal é que o estudante tenha uma boa noite de sono e que esteja descansado para a prova, que tem duração de aproximadamente três horas. É importante também que o estudante se alimente bem na noite anterior e que separe todos os documentos e materiais necessários para fazer a prova”, lista Flavia.

Será que eu vou ter mais dificuldades com a prova por ser estrangeiro? 

Segundo Flavia, como o ACT é uma prova projetada para testar os conhecimentos dos estudantes norte-americanos do ensino médio, os estudantes internacionais costumam atingir o mesmo nível nas seções de Ciências e Matemáticas, uma vez que o conteúdo aprendido nas escolas é similar. “A maior dificuldade ainda se encontra nas seções de Inglês e Interpretação de Texto. A melhor maneira para evitar isso é começar a preparação para a prova o mais cedo possível e estudar bastante as matérias que são os ‘pontos fracos’ do estudante”, diz ela.

As diferenças entre o ACT e o SAT

Tanto o ACT quanto o SAT (Scholastic Assessment Test) são provas padrões para estudantes do ensino médio reconhecidas pela grande maioria das universidades dos Estados Unidos. Ambas testam os conhecimentos dos estudantes em áreas essenciais, mas elas têm algumas diferenças básicas, como duração e seções (o SAT é formado pelas seções Leitura, Palavras Relevantes e Contexto, Matemática, e Gramática).

Mas qual eu devo prestar? “O aluno deverá conhecer bem a estrutura das duas provas antes de escolher qual ele irá prestar. O ACT é ideal para alunos com facilidade nas matérias relacionadas a ciências (física, biologia e química) e conhecimentos matemáticos mais avançados, como trigonometria. Além disso, as questões das provas são mais diretas e fáceis de entender e o tempo médio de resposta para cada pergunta é maior do que no SAT. Já o SAT tem uma forte ênfase em vocabulários e não possui a secção de Ciências”, explica Flavia.

Saiba mais sobre o ACT

*Hotcourses Brasil é um portal com dicas para ajudar o estudante brasileiro a encontrar a instituição, escola, faculdade ou universidade internacional na qual ele deseja estudar.

STB

STB

Fundado em 1971, o STB Student Travel Bureau é líder no segmento de educação internacional no Brasil, oferecendo as opções certas para cada fase da sua vida. Quem você quer ser? Conte-nos onde quer chegar e nós traçamos o caminho.

Deixe um comentário

BUSCAR RESULTADOS PARA: