Como fazer intercâmbio? Como convencer meus pais de que é seguro?

Published

on

Quando você chegar com essa ideia pela primeira vez, a frase épica que todos vão escutar é: ‘como você quer que eu te deixe ficar na casa de um estranho?’

Primeiramente, gostaria de dizer que a minha mãe ganharia o prêmio de ‘a mãe mais difícil do mundo para ser convencida a deixar um filho fazer intercâmbio’. Então, se eu consegui convencê-la, mesmo tentando por um ano, qualquer um consegue com os seus pais!

Bom, a pergunte do início é coerente, já que vamos para uma cidade provavelmente pequena, que a língua não é a nossa e não conhecemos, literalmente, ninguém.

Porém, existe uma explicação! Cada Host Family foi e é ‘inspecionada’ pelo governo americano, sendo que, por exemplo, nenhum dos integrantes da família pode ter antecedentes criminais (o que já é um bom motivo para confiar).

Mas não tem mesmo jeito, você vai ficar na casa de um ‘estranho’ e vai ter que convencer os seus pais de que estará tudo bem. O que você pode fazer para provar a eles que não tem mesmo problema, é mostrar vídeos e textos de intercambistas descrevendo suas famílias, e como foi a experiência (eu vou postar alguns textos e vídeos sobre isso).

Dúvidas mais frequentes: 

Pode trocar de família? Depende. Se você tiver motivos que justifiquem a necessidade de troca, sim. Mas se for ‘ai, não fui com a cara dos meus pais’, não. Como eu disse, depende da situação. Existem casos e casos.

Agora, vocês devem estar se perguntando: ‘e a sua família, Isadora?’. Eu ainda não recebi a minha família, e sim, eu estou mega ansiosa por isso, mas eu sei que vai dar tudo certo.

Outra dica de intercâmbio e uma preocupação dos pais é o preço. Mesmo o programa sendo em escolas públicas, não é de graça. Porém, no meu caso, o programa saiu mais barato do que viver aqui no Brasil por um ano!

Mas além do preço e da família, vocês não podem deixar de mencionar o que realmente ganharão com o programa: melhorar o inglês, criar independência, maturidade e ter uma experiência de como fazer um intercâmbio é para a vida inteira.

Muitas pessoas ficam com medo de fazer intercâmbio por causa da dificuldade com o inglês, e mesmo sendo um pouco óbvio, isso não pode impedi-lo de fazer. Eu fiz uns 4 anos não consecutivos de inglês em uma escola aqui no Brasil, e olha, eu odiava inglês. Mas o que realmente me ajudou a melhorar e mudar de ideia com relação à língua, foi ir a Nova York para fazer um curso lá.

E não foi apenas na sala de aula, mas a necessidade de falar a língua. Esse ‘choque’ de culturas me fez perceber que o inglês é realmente importante, e comecei a gostar muito. Não sei bem se é saber o inglês ou saber outra língua além da minha, que torna o aprendizado mais emocionante. E fico com vontade de aprender mais e mais.

Mas é claro que é preciso ter um conhecimento médio do idioma para poder ir, já que todas as aulas vão ser, obviamente, em inglês. Então, você terá que fazer o Slep Test, que o próprio STB vai proporcionar. Eu não considero um teste difícil, mas é cansativo. Fiquem calmos, é só se concentrar! E se você não conseguir na primeira vez, pode tentar outras, não é um teste eliminatório.

Acho que é isso! Insistam para os seus pais, explique como fazer intercâmbio, eu sei que vai valer a pena! É uma oportunidade única e nunca é tarde demais. Ah, já vou deixar aqui um outro artigo sobre os melhores países para intercâmbio

O inglês é super importante nos dias de hoje, e conviver com uma outra cultura vai te ajudar a crescer muito, tanto intelectualmente, quanto como pessoa. Além de ser um ótimo artifício para colocar no seu currículo mais pra frente!

Então vamos lá, já vão tentando convencer seus pais, porque nunca é tarde demais.

Espero ter ajudado! Fiquem de olho aqui no blog que postarei mais informações! Qualquer dúvida, podem comentar aqui no post!

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.