Canada Water Library, a biblioteca diamante de Londres

Published

on

Gente, estou muito feliz! Desde que cheguei aqui em Londres, mais especificamente em Canada Water, meu querido bairro, vi uma grande construção bem na saída do metrô. Não sabia o que era e sempre passava batida lá todos os dias, quando ia morrendo de sono para a escola de manhã. Mas há algumas semanas atrás, peguei o jornal de manhã e li uma notícia dizendo que, finalmente, a biblioteca ficou pronta e iria abrir no dia 28 de novembro. Opa, então aquela construção inacabável era uma biblioteca? Que legal!

A notícia dizia também que a biblioteca era um modelo de arquitetura para as bibliotecas de todo o mundo, pois tinha uma enorme escada inteiramente feita de madeira e por fora tinha o formato de diamante. Para falar a verdade, eu achava que o prédio tinha mesmo um formato estranho mas nunca reparei que se assemelhava a um diamante. Achei a ideia o máximo, e comecei a olhar para o prédio de uma maneira diferente. O teto ainda não está pronto, mas quando ficar 100% pronto, vai se parecer com isso:

O interior da Canada Water Library

No dia em que a biblioteca abriu eu resolvi ir conhecer. Com um ambiente super legal e agradável, os funcionários nos davam boas vindas e explicavam o que era preciso fazer para se tornar membro da biblioteca. Você podia fazer seu cadastro com um documento original e um comprovante de residência e depois que pegasse o seu cartão já podia alugar livros de graça, ter acesso à internet da biblioteca e aos computadores sem pagar nada. Eles também tem uma espécie de ‘locadora’ com filmes e games para alugar. Filmes lançados recentemente custam £3 e antigos custam apenas £1, sendo que você pode ficar com eles por uma semana. Para alugar um livro ou um dvd, é tudo bem simples e automatizado. Você tem um código de barras no seu cartão da biblioteca, e quando coloca o código na máquina, já vê seus detalhes e pode passar o livro ou o DVD que a máquina coloca na sua conta. Não é o máximo? No fim de semana passado eu e meu namorado estávamos tentando baixar um filme para assistimos debaixo das cobertas e não achávamos de jeito nenhum, e na biblioteca ele estava disponível e super fácil de alugar.

Agora também tenho um novo ‘local de trabalho’, pois normalmente faço home office e é bem difícil de me concentrar. Como muitos sabem, faço alguns freelas para o Brasil via internet, já que meu visto não me dá permissão de trabalho para poder arranjar um emprego aqui. E convenhamos né? Não é nada barato morar em Londres, então qualquer oportunidade de ganhar uma graninha é bem vinda. Sair de casa para trabalhar acaba sendo muito mais prazeroso do que ter que passar o dia confinada. Parece que a vida acontece, é bom ver gente diferente e sair um pouco do nosso ninho.

Outra coisa bacana também é que prestei o IELTS sábado passado e meu curso terminou na semana anterior, então antes de começar a trabalhar reservo um tempinho para praticar exercícios em um livro ótimo que achei aqui na biblioteca, na sessão de línguas.

Frequentar uma biblioteca no Reino Unido me faz sentir tão ‘em casa’, sabia? Parece que eu moro aqui há anos e isso faz parte da minha rotina, como se eu quisesse construir uma vida aqui e continuar morando em Londres por muitos anos. Dá vontade de vir todos os dias, alugar livros, viajar nos pensamentos da minha nova vida e poder conviver com pessoas diferentes a cada dia. Estou adorando a nova experiência e acho que posso dizer que tenho sorte por essa biblioteca ter aberto tão pertinho da minha casa, já que dá para ir a pé!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.