Baunilha na Europa: Roteiro Barcelona – Parte I

Published

on

Barcelona é uma cidade magnífica! Passei duas semanas incríveis por lá e recomendo a todos conhecer. Duas semanas é um bom tempo, mas se você quer passar por outras cidades européias, recomendo ficar pelo menos 5 dias em Barcelona já que a cidade é grande e conta com inúmeras atrações imperdíveis.

Uma vez em Barcelona, você pode andar ou ir de metrô para quase todos os lugares. O transporte público é ótimo e também existem táxis por toda a cidade. Recomendo comprar um passe de 10 viagens de metrô que sai muito mais barato. Mesmo se você estiver com mais pessoas, dá para usar o mesmo passe (diferente de Portugal!).

No post passado, eu compartilhei algumas dicas ‘locais’ de lugares que conheci enquanto estava lá. Nesses próximos posts, preparei um roteiro com os pontos turísticos da cidade! Se você estiver indo para Barcelona, em uma viagem ou intercâmbio, é só imprimir esses posts e já terá uma ideia boa do que a cidade tem a oferecer.

 

Plaza de Catalunya

A praça central da Catalunha liga a cidade antiga com a nova extensão urbanizada no século XIX depois da demolição das muralhas medievais. É nessa praça que inicia a famosa ‘Rambla’ que continua até o mar. A Rambla é uma passarela para pedestres cheia de cores e vida. Pessoas passeiam dia e noite e visitam tudo o que a Rambla oferece: o mercado da Boqueria (delicioso mercado, entre e compre queijos, jamon, frutas e outras delícias), os quioques de flores, o Teatro del Liceu (ótimo show de flamenco!), museus, lojas de souvenirs, etc.
Mas atenção, essa região é bem turísticas e comer e comprar por ali sai bem mais caro! Também tenha cuidado com a bolsa, carteira e acessórios.

Bairro Gótico

A Rê Biscoito recomendou esse bairro e eu super recomendo se perder por lá também. Se você estiver descendo a Rambla em direção ao mar, o Bairro Gótico se encontrará a sua esquerda e o Bairro do Raval à sua direita. Ande, sem medo de explorar as ruazinhas antigas e se surpreenda com o lugar. O Bairro Gótico é o núcleo histórico, político e religioso de Barcelona. A história da cidade de Barcelona tem sua origem no bairro que foi construído sobre a antiga colônia romana. Algumas partes das muralhas romanas sobreviveram até hoje e podem ser vistas pelo público no Museu de História da Barcelona. A Catedral é o foco da vida religiosa e a Praça de Sant Jaume é o núcleo histórico e político e casa do prédio do governo catalão. Existem ainda diversos bares underground e baladas bacanas no Gótico, vale a pena passar uma noite por lá!

Praça da Catalunha, Rambla e Bairro Gótico: ótimo passeio turístico e super cultural

MACBA e CCCB

Se você curte arte e museus, Barcelona oferece diversas opções para todos os gostos culturais. Dois deles ficam no Bairro do Raval, o MACBA – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona e o CCCB – Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona.
O prédio branco do MACBA e modernista foi desenhado por Richard Meier, um super contraste com todo o resto do bairro antigo. O museu reúne trabalhos de artistas catalães, espanhóis e internacionais do final do século XX. A frente do museu é tomada por skatistas já que o terreno é super propício à prática!
Ali bem perto fica também o CCCB, um centro cultural dedicado à cidade de Barcelona e o fenômeno urbano com excelentes exibições. Arte contemporânea, lembre-se disso antes de visitar esses museus!

Monumento Colombo e Museu Marítimo

Andando até o final da Rambla você encontra um monumento gigantesco dedicado à Cristóvão Colombo (‘Colom’). Se quiser ter uma visão panorâmica da cidade e do porto, você pode subir o monumento de elevador. Se não, também existe o ‘Museu Marítimo’, que fica em um lindo edifício de estilo gótico e apresenta a história da cultura catalã e marítima. Ali no porto, você encontra ainda diversos passeios de barcos para fazer e uma grande avenida na beira do mar para ótimas caminhadas. Se continuar andando em direção Oeste, chegará até ao Bairro da Barceloneta, com ótimos restaurantes, bares e até uma praia artificial para se refrescar.

Bairro Raval, Monumento do Colombo, Rambla de Mar e Museu MACBA

Porto Vell

A zona mais animada e relaxante de Barcelona é o Porto Vell, a parte mais antiga do porto de Barcelona e que se estende até o Bairro de Ribera. O maior complexo de lazer e compras, o Maremagnum, fica nessa área e conta com diversos restaurantes abertos todos os dias da semana. Outra grande atração da área é o L’Áquarium, que te leva em uma visita fascinante ao fundo do mar. Esse eu deixei de ir já que morro de medo de aquários!

Parc de la Ciutadella e Zoológico

Esse parque é muitas vezes esquecido pelos turistas que preferem visitar o mais conhecido Parc Güell. Eu caí nele por acaso… Estava indo até o ‘Arco do Triunfo’ catalão e ele se localiza bem ao final do monumento. Resolvi entrar e foi uma das surpresas mais agradáveis que tive. É uma área verde cheia de atrações e ótima para diversas fotos. O parque, que ocupa o terreno da antiga cidade militar, foi construído para a Exposição Internacional de 1888. Uma das mais belas fontes que eu já vi na minha vida fica dentro desse parque, rodeada por esculturas. Dentro do parque também existe o Zoológico de Barcelona, casa de mais de 7.000 animais de 400 espécies diferentes. O parque também abriga o Parlamento Catalão.

Porto Vell, Vista panorâmica do Porto (pegue o teleférico!), Arco do Triumfo, Monumento ‘Cabeça de Barcelona’ por Roy Lichtenstein e fonte no Parque Ciutadella

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.