Bairros de Nova York: Upper West Side

Published

on

Foto: vista do Rockfeller Center; by Mike Skliar

Manhattan é uma ilha singular. Comparada a cidade de São Paulo, você chega a considerá-la pequena. Mas se levar em conta a quantidade de pessoas que habitam a ilha e suas histórias, etnias, religiões, essa pequena ilha abriga toda uma reprodução do Planeta Terra. Isso quer dizer que cada rua, cada bairro, é diferente e possui suas peculiaridades. Sem brincadeira, de uma rua para a outra, dependendo de onde você está, o ambiente pode mudar da água para o vinho, da riqueza para um estranho caos antigo.

Assim, vou começar uma série agora onde contarei um pouco mais sobre os bairros de Nova York. Uma ótima forma para quem está vindo para a cidade e quer saber qual bairro tem mais a sua cara, qual bairro se sentiria melhor morando ou qual bairro quer conhecer melhor.

Nova York divide-se em cinco distritos: Brooklyn, Bronx, Queens, Staten Island e, lógico, Manhattan. Começando então por Manhattan, vamos invadir o Upper West Side, ou aportuguesado, o Lado Oeste de Cima. Meu bairro!

A Broadway, como sempre, atravessa esse bairro, que começa no lado Oeste da 59th Street estendendo-se até a 125th Street. Suas divisas são: Oeste, o Rio Hudson; Leste, a Avenida Central Park West, do ladinho do lado Oeste do Central Park, claro.

As quadras ao redor da 72th Street formavam o centro de imigrantes vindos da Alemanha e do Leste Europeu, em sua maioria judeus liberais e intelectuais. Justificando assim a existência de um dos maiores marcos do bairro, o Lincoln Center com suas óperas, ballets e apresentações teatrais. O bairro ficou conhecido como sendo o lar dos mais importantes artistas e intelectuais.

Lincoln Center, tirei essa foto na saída da orquestra Mostly Mozard

Os arredores do Central Park West abrigam prédios caros de empresas, que tem uma estonteante vista do Central Park. E é bem ali, na esquina da 72th Street com o Central Park West, onde o famoso The Dakota Building fica localizado. O prédio construído em 1880, foi declarado patrimônio nacional em 1976 e ficou conhecido por dois grandes fatos: o assassinato de John Lennon na porta do edifício e as filmagens do ‘Bebê de Rosemary’ e ‘Vanilla Sky’.

The Dakota

Entre 1970 e 1980, as avenidas Columbus e Amsterdam tornaram-se sofisticadas, mas o bairro agora é colocado muitas vezes como subúrbio de Manhattan devido a ocupação de muitas famílias. Mesmo assim, a área ainda é considerada chique e lá existem diversos dos melhores e mais elegantes restaurantes da Big Apple. Siga pela Amsterdam Avenue começando por volta da 67th Street até a 110th Street, opções não faltam.

É dentro do Upper West Side que se encontra também a região de Morningside Heights, onde o principal marco é a Universidade de Columbia, junto com o Bernard, o Teachers College e a Cathedral of St. John the Divine, a maior catedral gótica do mundo. Essa região é altamente jovem e lar de milhares de estudantes. E claro, Tom’s Restaurant, o famoso café da série Seinfeld e que também serviu de inspiração para a música Tom’s Diner da Suzanne Vega.

O Upper West Side também é o lar do famoso Museu Americano de História Natural, o mesmo do filme ‘Uma noite no Museu’ com Ben Stiller. O museu é um passeio imperdível de NY e está na lista dos ‘Top 10’ de todo viajante.

Museu de História Natural, logo na saída da estação 81th Street da linha B e C do metrô

 

*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*—*

O que você não pode deixar de conhecer no Upper West Side:

– Columbus Circle
– Lincoln Square & Lincoln Center
– The Dakota Building
– Beacon Theater
– Museu Americano de História Natural
– Firemen’s Memorial
– Tom’s Restaurant
– Cathedral of Saint John the Divine
– Columbia University

Anotou? : )

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile