AUSTRÁLIA

AS COISAS MAIS LEGAIS EXPORTADAS DA AUSTRÁLIA PARA O MUNDO

Descubra quais são as invenções que nasceram na Austrália e conquistaram o mundo

Published

on

Se você nos acompanha, provavelmente já sabe que a Austrália oferece inúmeras oportunidades para quem pensa em estudar e trabalhar no exterior. O que você talvez não imagine é que o país também foi berço de inúmeras criações que revolucionaram diversas áreas, da medicina ao cinema.

Ficou intrigade? Confira abaixo 10 coisas muito legais que a Austrália exportou para o mundo!

1 – A PALAVRA SELFIE

Existem muitas histórias sobre a invenção do autorretrato. A mais conhecida é de que o alemão Robert Cornelius teria sido o primeiro a fazer uma foto de si mesmo, em 1839.

No entanto, um australiano pode se orgulhar de ter sido o primeiro a utilizar a palavra selfie nesse contexto, em 2002.  Apesar do início despretensioso com um comentário em um fórum online, definitivamente nem o autor e nem Cornelius imaginavam até onde os autorretratos, agora batizados de selfie, poderiam nos levar. 

2- OS FILMES LONGA-METRAGEM

Todo o mundo é obcecado por Hollywood, mas a verdade é que inúmeros países contribuíram para a construção das produções cinematográficas como são hoje. Um deles foi a Austrália, que em 1906 produziu o primeiro longa-metragem do mundo.

Gravado em Melbourne, o filme-mudo “The Story of the Kelly Gang” tem aproximadamente 70 minutos de duração e surpreendentes 1200 metros de extensão de rolo de filme. Sua importância para o cinema é tanta, que ele foi declarado pela UNESCO como um Registro da Memória do Mundo, em 2007.

3 – DIRETORES, ATORES E BANDAS INCRÍVEIS

Ainda falando sobre cinema, a Austrália exportou para o mundo alguns dos diretores e atores mais bem-sucedidos da atualidade, entre eles Baz Luhrmann, que estourou mundialmente ao dirigir e produzir filmes como Moulin Rouge!, Great Gatsby e muitos outros.

Já a lista de atrizes e atores australianos em destaque é extensa. Nicole Kidman, Hugh Jackman, Cate Blanchett e Heath Ledger (1979 – 2008) são apenas alguns ícones do cinema mundial nascidos na Austrália.

O mesmo acontece quando o assunto é música, já que inúmeras bandas e cantores australianos estouraram mundo afora, entre eles Sia, Kylie Minogue, Vance Joy, AC/DC, Bee Gees e muito mais! #valeuaustralia

4 – A CAIXA PRETA DOS AVIÕES

A gente não costuma pensar na existência das caixas-pretas nos aviões – e tudo bem!, mas a verdade é que a sua invenção revolucionou a segurança na aviação. O dispositivo é praticamente indestrutível e registra dados do voo e conversas na cabine para fornecer um histórico preciso após um incidente.

Desenvolvido pelo cientista australiano Dr. Dave Waren, em 1958, o dispositivo foi inicialmente rejeitado por inúmeras empresas de aviação que não conseguiam entender a sua finalidade. No entanto, hoje em dia, a caixa preta está presente e instalada em todos os aviões comerciais do mundo e já ajudou a solucionar diversos problemas, permitindo o avanço tecnológico na aviação.

5 – UMA VACINA CONTRA O CÂNCER

Durante muito anos o câncer cervical (também conhecido como câncer do colo do útero) foi considerado a principal causa de morte por câncer em mulheres. Em 2006, após anos de estudos, os pesquisadores baseados em Brisbane, Ian Frazer e Jian Zhou, desenvolveram a vacina contra o vírus chamado papilomavírus humano, o HPV.

Sabe-se que a vacinação contra o HPV tem enormes implicações na prevenção do câncer cervical. Desde a criação da vacina, somente na Austrália, sua incidência foi reduzida em 89%, de acordo com pesquisa do British Medical Journal, colocando o país no caminho de ser o primeiro do mundo a erradicar a doença. Em 2008, a vacina foi aprovada para uso em 120 países, incluindo o Brasil.

6- O WI-FI

Embora a inventora – e estrela de Hollywood – austríaca Hedy Lamarr seja a responsável pela descoberta do método de transmissão de dados que possibilitou a criação do Wi-Fi, o sistema só foi testado de fato em 1992, por cientistas australianos.

Durante uma pesquisa sobre ecos de buracos negros, John O’Sullivan e CSRIO retrabalharam os padrões criados por Lammar para encontrar uma forma de comunicar computadores sem o uso de fios. O resultado é essa tecnologia hoje utilizada por bilhões de pessoas no mundo inteiro.

7- O GOOGLE MAPS

Simplesmente não temos palavras para agradecer a Austrália por ter inspirado a criação dessa tecnologia que simplesmente redefiniu tudo para nós viajantes. A plataforma foi desenvolvida por dois irmãos dinamarqueses que viviam em Sydney, no início dos anos 2000.

Em 2004, a ferramenta foi comprada pelo Google, transformando a maneira como as pessoas se relacionam com mapas.

8 – TIM TAM

Se você já teve a oportunidade de experimentar uma Tim Tam vai entender porque ela aparece nesta lista. A bolacha (ou biscoito, dependendo de onde você está lendo) recentemente passou a ser vendida em algumas regiões do Brasil e é um sucesso absoluto na Austrália.

E não é difícil entender porquê: imagine um recheio cremoso e rico em chocolate, prensado entre duas camadas de biscoito de chocolate e revestidos por uma fina camada de chocolate ao leite. Parece bom, né? Mas os australianos foram além e popularizaram o consumo de Tim Tam com bebidas quentes. Funciona da seguinte maneira: você morde os cantinhos do biscoito e mergulha uma das suas pontas na bebida, aí é só aproveitar o recheio molinho e a bebida com sabor de chocolate… Aff, Austrália!!!

9- A SPEEDO

Falar da Austrália e não destacar ao menos um item relacionado ao esporte seria, no mínimo, atípico, por isso, a marca Speedo, pioneira em roupas e acessórios de natação, ocupa o nono lugar desta lista.

Nascida em 1927, durante a expansão de uma empresa de meias que começou a produzir roupas de banho, a Speedo deu o que falar ao lançar os polêmicos tops racer-back, que logo se tornaram os preferidos dos nadadores de competição por permitir maior amplitude de movimento.  

Hoje em dia, a Speedo continua sendo uma das marcas favoritas dos nadadores mundo afora e, por muitos anos, patrocinou a seleção olímpica de natação da Austrália, consolidando-se como uma das marcas mais icônicas do país.

10 – REFRIGERAÇÃO ARTIFICIAL

Registros mostram que o professor escocês William Cullen introduziu a refrigeração artificial ao mundo por volta de 1755. No entanto, foi o jornalista australiano James Harrison quem construiu o primeiro sistema prático de refrigeração por compressão de vapor, em 1851.

Tudo começou quando Harrison, que já havia criado uma máquina de fazer gelo, foi contratado por uma cervejaria para construir um sistema de refrigeração para esfriar a bebida. O sistema deu tão certo que rapidamente foi adotado em larga escala pela indústria cervejeira e também pelos frigoríficos australianos, dando origem ao que hoje conhecemos como geladeira.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos que pensam em fazer um intercâmbio na Austrália! O STB conta com dois escritórios na Austrália e nossos especialistas estão à disposição para te contar mais sobre o destino. Fale com a gente!