Já se foram três dias de curso e sinto que a experiência só está começando. A Le Cordon Bleu é realmente um sonho e ter a oportunidade de estar em outro país e em contato com pessoas de culturas tão diferentes é ainda melhor.
Brasil, Quénia & Paquistão
Imaginem só que na minha sala, de 12 alunos, somente cinco são ingleses! Dentre os outros sete alunos, temos uma brasileira, uma israelense, uma paquistanesa, uma russa, uma paraguaia, uma queniana e um checo. Com exceção da russa que mora aqui em Londres, todos os outros estrangeiros também vieram de longe para fazer o curso assim como eu. E isso é Londres, uma mistura incrível de culturas que faz esta cidade maravilhosa ainda mais fascinante!
Professor demonstrando o preparo da pasta de curry vermelho
Essa semana nós estamos cursando o “Taste of Asia”, um curso focado na culinária asiática com extensão de cinco dias, nos quais aprendemos receitas típicas de países diferentes da região. Segunda-feira foi a vez da Indonésia e da Malásia, ontem da Tailândia e hoje do Japão. Amanhã será a Índia e na sexta-feira e último dia, a China.
Este curso faz parte do programa de cursos de verão da LCB, todos são para iniciantes e não têm nenhum pré-requisito além da paixão por cozinhar. As aulas acontecem nas mesmas cozinhas e são ministradas pelos mesmos professores dos cursos profissionalizantes, já podem imaginar o nível dos professores e das instalações, né?
Professor demonstrando o preparo da pasta de curry vermelho
Beef Satay com molho de amendoim – Indonésia & Frango ao molho de coco – Malásia
Curry Vermelho de Vegetais & Arroz Jasmin – Tailândia
Embora eu já tenha experiência e formação na área, nós sempre temos muito a evoluir e aprender. A oportunidade irá agregar experiências que vão muito além da gastronomia e com certeza renderá muitas histórias e aprendizados.
Ontem mesmo descobri que minha colega inclusive foi uma das finalistas do MasterChef Paquistão! Ela contou que chegou a final depois da prova da caixa-surpresa, onde o ingrediente principal a ser usado era caranguejo (vivo e movendo sem parar). Ela surpreendeu a todos não somente pela sua técnica, mas também ao misturar o caranguejo em um bolo com blueberries servido como sobremesa!
A história dela e sua paixão pela gastronomia são inspiradoras e só tenho a agradecer ainda mais pela oportunidade de estar aqui e conhecer pessoas como ela.
Essa semana vou postar aqui algumas receitas e também dicas dos lugares que tenho descoberto por aqui. Minha lista do que comer e onde comer é tão grande que já preciso programar a próxima visita!