DESTINOS

4 CIDADES PARA COMEMORAR O ST. PATRICK’S DAY FORA DA IRLANDA

Published

on

O dia 17 de março é uma data muito especial para os irlandeses: nele, é comemorado o dia de São Patrício, santo padroeiro do país, conhecido por ter levado a religião católica para a ilha. 

A data é tão importante que existe um feriado nacional para celebrá-la – e as comemorações incluem festas, música, tradições centenárias, trajes típicos, carros alegóricos e desfiles de rua. 

Mas o que poucas pessoas sabem é que, para além da Irlanda, outros países (como Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, por exemplo) também têm o hábito de festejar o Saint Patrick’s Day. Então, se você está pensando em fazer um intercâmbio em algum destes destinos, confira abaixo algumas cidades onde é possível conferir a tradição de perto!

 

Saint Patrick’s Day em Chicago 

É em Chicago que acontece uma das maiores e mais emblemáticas celebrações do St. Patrick’s Day dos Estados Unidos. Isso porque, desde os anos 1960, a Windy City mantém a tradição de tingir as águas do Chicago River de verde, atraindo mais de 400 mil expectadores às margens do rio.

image-91Para deixar as águas da cor que dá nome à Ilha Esmeralda, mais de 20kg de tinta verde são despejados em seu leito. Mas, por se tratar de um produto ecofiendly (ainda bem!), o espetáculo não dura muito tempo – e as águas começam a voltar à tonalidade normal cerca de 5 horas depois do ritual.   

Mas a festa, que acontece sempre no sábado que antecede o dia 17, não para por aí. Pubs irlandeses, festas temáticas e desfiles com direito a tocadores de gaita de fole e dançarinos caracterizados também tomam conta da cidade neste dia. No North Side acontecem os desfiles maiores e mais agitados, enquanto no extremo sul da cidade as festas são menores e frequentadas predominantemente por moradores.

Saint Patrick’s Day em Montreal 

Conhecido pelo multiculturalismo e por receber bem imigrantes de todas as partes do mundo, o Canadá também tem influência da cultura irlandesa – especialmente em Montreal, onde existe até uma Basílica dedicada ao santo padroeiro da Irlanda.

É lá, também, que acontece a parada de St. Patrick’s mais antiga do país. Pessoas vestidas de verde, desfiles e danças típicas tomam conta das ruas de Montreal todos os anos desde 1824. Ao final a parada, a festa continua em tradicionais pubs irlandeses da cidade, como o McKibbin, o Hurley e o Sir Winston Churchill Complex.

Saint Patrick’s Day em Londres

Diferentemente da Irlanda, na Inglaterra o Saint Patrick’s Day não é feriado nacional – mas o país também dá um jeito de comemora-lo em grande estilo. Em Londres, por exemplo, o final de semana que antecede o dia 17 é marcado por desfiles, eventos públicos e festas temáticas em pubs e casas noturnas.

image-92

A parte mais emblemática da comemoração por lá é o desfile de rua – que, composto por carregos alegóricos, músicos e dançarinos, percorre alguns dos principais marcos da cidade, como Piccadilly Circus, Whitehall e Trafalgar Square. 

Saint Patrick’s Day em Sydney 

Sydney também entra na lista de cidades pelo mundo onde o dia de São Patrício é comemorado em grande estilo. Coloque na lista desfiles, música, comida típica e demais tradições irlandesas. Assim como Chicago, a cidade também muda a cor de um de seus principais cartões postais durante as comemorações – iluminando o Opera House com luzes verdes!

Este ano, o desfile começará no First Fleet Park e terminará no Dawes Point Park, com vista privilegiada para o principal monumento da cidade: o Opera House, que recebe iluminação verde especial durante a festa. Além da parte dedicada aos adultos, com comidas e bebidas tipicamente irlandesas, o evento também contará com uma área exclusiva para crianças, com direito a contadores de histórias, barracas de artesanato e música ao vivo.

 

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.