20 razões pelas quais os britânicos são brilhantes

Published

on

Esses dias vi uma propaganda da cerveja Carling num jornal aqui de Londres, onde eles listavam ’60 razões pelas quais os britânicos são tão brilhantes’. A primeira coisa que fiz quando comecei a ler a lista foi: RIR. Não por ser patético, mas sim por conseguir reconhecer algumas características deles que realmente são muito específicas e peculiares, então resolvi compartilhar com vocês as que achei mais legais e verdadeiras. Assim vocês podem conhecer um pouquinho mais a fundo a cultura britânica.

1. ‘Marmite. Mmmm… yuck.’

Essa eu quase não coloquei na lista porque nunca experimentei, mas me lembrei um dia que estava no mercado procurando maple syrup pra fazer panquecas, e perguntei para um cara se esse tal de Marmite era parecido. Ele disse que nem um pouco, e que era bom eu tomar cuidado pois o tal do Marmite era 8 ou 80. Quem gostava, gostava muito mas quem não gostava, odiava. Eu tenho medo de ser uma das que vai odiar, mas depois de ver esse item como o primeiro da lista, confesso que estou com vontade de provar. Alguém aí já provou?!

2. ‘Our devotion to our wonderfully gripping soap operas.’

Total verdade! Eles acompanham as novelas inglesas com uma mega paixão, tanto que as novelas duram anos e anos tipo Malhação no Brasil. Os personagens vão se renovando e a galera continua assistindo sem enjoar. A mais famosa delas foi lançada antes de eu nascer, em 1985 e se chama Eastenders. 

3. ‘The pound and our reluctance to adopt the Euro.’

Bom, essa todo mundo sabe né? Continuar com a Libra e não mudar a moeda para o Euro é praticamente uma questão de honra. Eles dão muito valor as tradições e acho difícil imaginar o Reino Unido usando o Euro como todos os outros países. Ruim para nós brasileiros né? Que acabamos gastando mais na hora de trocar nossos reais.

4. ‘The best selling music artists in the world, are our very own; The Beatles.’

Não que eu seja beatlemaníaca mas convenhamos… Essa é incontestável, né?

5. ‘Our politeness – no matter how irritaded we get, we are always too British to say anything.’

Muito verdade. Já falei isso aqui no Blog do Embaixador antes e é uma das coisas que mais gosto aqui na Inglaterra. Às vezes o ‘sorry’ nem é dito com muita sinceridade, mas só o fato da pessoa não ser mal educada comigo, como muitas vezes acontece no Brasil, já me deixa de coração mole. Eles são muito, mas muito educados mesmo!

6. ‘Kate Middleton and her sister.’

Taí mais um sinal do quanto eles amam as tradições. A Kate Middleton, que pra quem não sabe é a ‘mera plebéia’ que se casou com o Príncipe William, é referência de beleza e estilo aqui no Reino Unido. As pessoas a idolatram e a irmã dela acabou ganhando ali o seu lugarzinho na fama também. As duas estão sempre saindo nas capas de revistas e jornais…

7. ‘The Great British Summer (don’t forget the brolly).’

Essa foi uma piadinha que eles fizeram, pois apesar do verão aqui ser super esperado e amado pelos britânicos, sempre chove. E ‘brolly‘ é um nome carinhoso que eles dão para guarda-chuva…

8. ‘Driving on the left (the right way to do it).’

Não concordo que seja o jeito certo, mas deixei esse aqui só pela piadinha! hahaha

9. ‘No matter where you are in Britain, you’re never far from a pub.’

Verdade, verdade, verdade! Aqui tem pub em todo canto e essa é uma das coisas que eu mais amo em morar aqui.

10. ‘Curry, the unofficial national dish, with a pint of cold larger.’

Eu odeio curry mas devo admitir que realmente… Esse prato já é praticamente nacional aqui, mesmo sendo indiano. Todo mundo ama e eles tem até curry no McDonald’s invés de mostarda por exemplo. Questão de costume, né? E não esqueçam do pint para acompanhar a refeição.

11. ‘The Queen and her graceful wave.’

A Rainha não podia ficar de fora dessa lista, né? E agora que ela comemorou 60 anos de coroa, muita gente pôde acompanhar de pertinho os vários tchauzinhos que ela deu pro público nos eventos do Diamond Jubilee.

12. ‘Deep fried food. Fish, sausages, Mars bars… absolutely anything.’

Absolutamente qualquer coisa MESMO! Eu sabia que eles curtiam peixe frito, salsichas… Mas Mars Bars?! Isso é um chocolate! Eu ainda preciso experimentar, mas se eles dizem que é tradição, vamos acreditar né? hahaha sei que na Escócia eles comem muito esses Deep Fried Mars Bars. Vou experimentar quando for pra lá!

13. ‘Some of the very best museums and galleries on the planet. Free.’

Gente, verdade. Onde mais você pode ver DE GRAÇA obras de artistas renomados como Da Vinci, dentro de um museu lindo e super bem organizado? Esse é um dos pontos altos de Londres, prato cheio para quem gosta de história da arte.

14. ‘We apologise way too much. Sorry about that.’

Viu? Eles são muito educados, às vezes até demais! Pelo menos eles reconhecem isso, né?

15. ‘Crisps. We eat more of them, in more varieties, than the whole of Europe put together.’

Nunca vi um povo amar tanto batatinha frita como aqui! E eles realmente tem de vários sabores… O mais famoso deles é o ‘Salt & Vinegar’, que pra gente soa bem estranho. Eu não gosto, mas conheço alguns brasileiros que já foram conquistados pela batatinha de sal e vinagre.

16. ‘We know the importance of a good queue.’

Fico impressionada como isso é verdade aqui. Talvez porque eu seja do Brasil, e brasileiro nunca faz fila ou respeita uma. Aqui as pessoas fazem fila para tudo e super respeitam a vez dos outros. Dá a impressão de que é tudo muito mais organizado e funciona melhor… Ponto para os britânicos!

17. ‘Court room wigs. Our great way of making very smart people look very silly.’

Ainda bem que eles sabem, né? Sempre que vejo no jornal alguma notícia relacionada a julgamento, não consigo mais levar a notícia a sério ao ver a pessoa no tribunal com uma peruca dessas.

18. ‘Beer gardens. Because we love our beer and we love our gardens.’

Também acho isso uma delícia! Os beers gardens são áreas abertas onde é liberada a venda de bebidas alcoólicas, então se você ver uma área aberta de um pub, por exemplo, com aquelas mesas de piquenique, pode ter certeza de que é algo que os britânicos amam. Eles tem bastante aqui e são a sensação do verão!

19. ‘Plugs with switches. Amazingly nowhere else seems to do this.’

Sabe que antes de ler esse nunca tinha parado para pensar? Mas realmente, na maioria das tomadas daqui, eles tem um botãozinho para ligar ou desligar. Se for pensar até que é bem útil… Se bem que você pode apenas tirar o plug da tomada, né? Enfim…

20. ‘The Full English breakfast. Served all day.’

Apesar de ser café da manhã, é servido no almoço e no jantar também. Bom pra curar ressaca, o English breakfast é composto por torradas, ovo, bacon, salsicha e feijão enlatado e adocicado. Acho que é o prato mais tradicional da Inglaterra.

E aí, curtiu? Confira também o post que escrevi falando dos Mitos e verdades sobre a Inglaterra, que tem tudo a ver com esse post!

Continue Reading
Click to comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.